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domingo, 27 de abril de 2014

Ratos provam teoria econômica

Estudo realizado no Instituto de Psicologia (IP) da USP conseguiu comprovar teoria econômica sobre as leis do consumo humano segundo a qual a propensão marginal a consumir reduz com o aumento da renda. A pesquisa foi realizada por Ana Carolina Franceschini, formada em economia pela Unesp e em psicologia pela USP.

 
Imagem: Pedro Bolle/USP Imagens

No laboratório, Franceschini treinou oito ratos para acionarem uma alavanca quando quisessem beber água. E eles aprenderam, mesmo. Os bichinhos cutucavam a alavanca uma quantidade determinada de vezes e recebiam em troca uma gotinha dágua. A pesquisadora observou que, à medida que a sede diminuía, os ratos reduziam o acionamento da alavanca. Com isso, segundo ela, ficou comprovado que o aumento da renda dos seres humanos acontece em maior proporção que o consumo do indivíduo. Em um determinado momento, ele atinge o que é necessário para viver e diminui sua demanda de compras. Fontes altamente mal informadas entenderam que a necessidade de consumo se reduz à medida que a sede vai sendo saciada e que, se as pessoas beberem bastante água todos os dias, sobrará salário no final do mês.

A pesquisa se utilizou de ratos porque é muito difícil realizar estudos semelhantes em humanos, já que é inviável manipular a renda de diversas pessoas por um período, ainda que seja curto. Provavelmente porque o risco dessas pessoas acionarem a pesquisadora na Justiça do Trabalho para impedir a redução da renda ao nível do início dos experimentos é muito alta, enquanto os ratos não têm direitos trabalhistas.

A pesquisadora também não informou se houve equidade de gênero na composição do grupo estudado. Isso seria importante, não só por ser politicamente correto como pelo fato do comportamento do consumidor e da consumidora ser diferente.
Imagem: Pedro Bolle/USP Imagens


Leia na íntegra a matéria (a da USP, e não essa aqui, do Oia News, que termina neste parágrafo) em <http://www.usp.br/agen/?p=118446>.

Com informações de:

Agência USP de Notícias. Disponível em <http://www.usp.br/agen/?p=115828>

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