Pages - Menu

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Golpe do boleto. Previna-se.

Chegou a época do festival de boletos! Principalmente IPTU e IPVA. Época de prevenir-se contra boletos falsos que você paga e vão parar em boas mãos, mas você continua devendo ao legítimo credor: geralmente o Estado, o pior dos credores.

Carnês iguaizinhos aos de verdade.

O golpe é muito bem bolado. Algumas pessoas muito bem intencionadas querem afastar os políticos mal intencionados da tentação de praticarem peculato. Então, confeccionam boletos bancários iguaizinhos aos do órgão arrecadador e enviam aos contribuintes. Por não estarem sujeitos aos trâmites burocráticos, necessários a uma boa gestão, e aos burrocráticos, inventados pelos maus gestores, esses boletos chegam mais rápido à sua residência. Como cidadão exemplar, você nem espera o vencimento para exercer o direito de cumprir sua obrigação cívica. Só que o dinheiro não vai parar na conta do tesouro.

Em entrevista ao Oia News, um praticante dessa modalidade, que pediu para não ser identificado, alega que não há prejuízo para o cidadão. Só para os políticos. Segundo ele, "golpe mesmo é o Estado que dá, não devolvendo os valores arrecadados em forma de serviços. Quem se beneficia dos impostos pagos são só os políticos e os administradores públicos. "Tanto que ninguém até hoje me processou, reivindicando os valores pagos; só a polícia, que também queria sua parte".

O meliante preferiu não ser identificado.

E como reduzir o risco de pagar errado?

Basta entrar no site do órgão arrecadador e baixar uma segunda via do boleto.  E se você usa o Internet banking, nem precisa digitar aquela muntueira de números. Na maioria das vezes, você pode copiar e colar no site do banco.

Mas se você pagou o boleto errado, tem duas opções: ou paga novamente ou contrata um advogado para que o Estado reconheça o pagamento. Se o advogado for bom, cobrará só uns 5 mil; e se você der sorte, um juiz doido te dá ganho de causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário