sábado, 31 de maio de 2014

Confraria da Cachaça do Brasil promove seu encontro mensal

A Confraria da Cachaça do Brasil promoveu seu 171º almoço mensal nesta sexta-feira, 30/5, no Salão Pérgola da AABB, em Brasília, DF. O evento reuniu cerca de 100 apreciadores da bebida símbolo do país para degustação das cachaças Limoeiro. Foi a primeira reunião sob a presidência de Orfeu Maranhão Moreira Barros, que sucede Lúcio Andrade Rodrigues da Cunha.

A cachaça degustada este mês é de excelente qualidade e gosto refinado. Também pudera, é fabricada com esmero por Raimundo Primo Macedo, no município de Feira da Mata, BA, unindo a tradição com a ciência. Depois da fermentação, as leveduras são enviadas para o laboratório de uma universidade, onde são eliminados elementos indesejáveis. Com isso, a Limoeiro consegue uma qualidade ímpar. Mas a Limoeiro e seu processo de fabricação serão objeto de outro post, em breve.

Na oportunidade, foi feita homenagem ao casal Sven-Sigurd Bahr/Nancy, ele alemão e ela colombiana, que retornam para a Alemanha após um curto período no Brasil e um ano de Confraria.

O Oia News esteve presente e ficamos estarrecidos com a tal entidade. Imaginamos que chegaríamos num "copo sujo" e encontraríamos um monte de "pés de cana". Nada disso, a Confraria é formada por pessoas bem sucedidas. Gente bonita, educada, que almoça rapidinho, degusta uma cachaça de qualidade e volta "inteirinho" para trabalhar. São mulheres e homens responsáveis, corteses e de bem com a vida que, como afirmou o Presidente, Orfeu, vão ali para degustar, não para se embriagar.

Lúcio, ex-presidente, Primo, produtor, e Orfeu, em seu debut à frente da CCC (Foto Ricardo Pinelli)
O Presidente Orfeu ao lado de Gustavus Sohsten, que traduziu as palavras para os homenageados Sven-Sigurd Bahr/Nancy (Foto Ricardo Pinelli)

Olha o "copo sujo" que o pessoal frequenta!  (Foto Ricardo Pinelli)
Raimundo Primo fala para Oia News  (Foto Ricardo Pinelli)

Para saber mais visite:

Confraria da Cachaça do Brasil. Disponível em <www.confrariadacachacadobrasil.com.br>.

Cachaça Limoeiro. Disponível em <www.cachacalimoeiro.com.br>.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Joaquim Barbosa vai desta para melhor

Ministro Joaquim Barbosa anunciou, nesta quinta-feira, que se aposentará no próximo mês, deixando o STF aos 59 anos de idade (Ah, que inveja!). Tem jornalista zarolho dizendo que ele renunciou, como se requerer aposentadoria e continuar a desfrutar do privilégio de ser ministro, sem a calamidade de sê-lo, fosse renunciar às delícias do poder. Ele não só não renunciou como continuará a ser ministro até a morte. Para quem não sabe, esse cargo é vitalício. Se você encontrá-lo em junho, já sem a toga, lembre-se de tratá-lo por Excelência.

Foto Gervásio Baptista/SCO/STF

Especuladores alegam que ele está saindo para entrar na política. Só se for para as próximas eleições, daqui a 2 anos. Entretanto, é pouco provável que o faça. Caso se candidate, Sua Excelência jogará por terra tudo que fez até agora e ainda será massacrado pela oposição. Vão dizer que o que ele fez foi por interesse político. Vão condenar até a quinta geração dele, passada e futura. Vai sair queimadinho e corre o risco de perder eleição até para vereador.

Além do mais, ele não tem habilidade política para a política. Se quisesse se candidatar, teria feito conchavos e inocentado os mensaleiros com um argumento bacana, irretocável. Diria muita merda sobre os réus e, mais ainda, sobre a atual legislação etc. Ficariam todos bem: os réus por serem inocentados e o ministro por não ter como condená-los, mesmo "querendo". Ser acusado de um monte de coisas os políticos são a todo momento por seus pares. Na próxima eleição, sobem juntos no palanque e rasgam elogios um ao outro.

A bem da verdade, uma alta autoridade etílica do Bar do Toninho, entrevistado pelo Oia News, garante que o Seu Joaquim sentiu-se humilhado ao saber quanto os advogados cobraram dos mensaleiros para redigir milhares de folhas de papel para ele ler por apenas 32 mirréis por mês e quer a parte dele. Vai se aposentar e tornar-se advogado de mensaleiro e outros depredadores do Erário. Eles pagam muito bem e a maior parte dos honorários não paga imposto nenhum.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Amantes da cachaça reunem-se nesta sexta 30/5

Confraria da Cachaça do Brasil promove o 171.º almoço mensal, nesta sexta-feira, 30/5. Os interessados poderão comparecer no salão Pérgola da AABB, em Brasília, no Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES), trecho 2, lote 16, fone 3222-0078, pagar a bagatela de 30 mirréis pelo almoço, que inclui a degustação das cachaças Limoeiro, em suas duas versões, uma armazenada em aço inox e outra armazenada por 5 anos em tonéis de amburana, e ainda concorrer ao sorteio de garrafas dessa deliciosa aguardente. O evento é aberto a todos os apreciadores da bebida genuinamente nacional, que poderão cadastrar-se lá mesmo, e tornarem-se membros da Confraria.

A entidade, que completou seu 14.º aniversário em fevereiro passado, tem como objetivo divulgar o consumo consciente da bebida símbolo e patrimônio cultural do país, responsável pela geração de trabalho e renda para milhões de brasileiros. 

Em entrevista ao Oia News, Toninho Pé-de-Cana, famoso cachaceiro da Ceilândia, disse que não deu conta de participar da Confraria porque seus membros não sabem beber: "os povo vai almoçar e só toma uns golinho de nada, pra mim não dá nem pra começar". Isso porque a entidade é composta por profissionais de várias atividades que se encontram toda última sexta-feira do mês para degustarem uma marca diferente e voltarem inteiros para o trabalho. Degustar, segundo  o Presidente da CCB, Orfeu Barros, é provar educadamente, e não embriagar-se, e a Confraria estimula o consumo moderado e consciente da bebida, não o alcolismo.

Para conhecer mais, visite o site da Confraria da Cachaça do Brasil em www.confrariadacachacadobrasil.com.br.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Bike Brasília será inaugurado nesta quarta, 28/5

O Governo do Distrito Federal inaugura nesta quarta-feira, 28 de maio, um programa de mobilidade urbana por meio do compartilhamento de bicicletas. O caboco se inscreve e tem direito a usar a bicicleta uma hora por dia. As horas excedentes serão cobradas a 5 mirréis por cada (hora, naturalmente). É só chegar ao bicicletário discar um número e pegar a magrela e, provavelmente, devolvê-la, posteriormente. O programa já existe em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Porto Alegre e Paris.

Sem pretender gorar a iniciativa, na Capital Federal o sucesso pode ser mixuruca, por conta das muitas vias de trânsito rápido, poucos cruzamentos e a distância entre as áreas residenciais e o local de trabalho dos bikeiros. Quem nunca se aventurou pelas vias da cidade, não imagina a emoção que é pedalar ao lado de veículos a pelo menos 80 km/h, que não dão seta, transitam pelo lado esquerdo e cujos mautoristas frequentemente estão ao telefone.

Maiores informações poderão ser obtidas no site da Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal, disponível em <http://www.governo.df.gov.br/noticias/item/2621-bras%C3%ADlia-ganha-projeto-de-compartilhamento-de-bicicletas-p%C3%BAblicas.html>.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Papai Noel ganha presentes na internet antes do natal

Tem Papai Noel faturando na internet, em cima de quem acredita nele. Pessoas espertas, no afã de ganharem muito dinheiro, prêmios, ou quaisquer outras vantagens sem fazer nenhum esforço, saem reenviando mensagens para sua lista de contatos e clicando em qualquer link que chega na sua caixa de e-mail ou redes sociais. Quando se dá conta, o seu dinheiro já está na conta do Bom Velhinho.

Golpes na internet são muito comuns, muito antigos mas não acabam, por ter gente esperta doidinha para levar vantagem. O problema é poucos conhecerem um provérbio antigo que diz que todo dia sai um esperto e um otário de casa. O otário sempre sai ganhando, porque ele não se acha mais esperto que o outro e morre de medo de vantagens oferecidas por estranhos.

O renomado filósofo dos bares de Belo Horizonte, José Geraldo, o Tim Maia, dizia que ninguém é burro de graça. A pessoa paga para ser burra. Portanto, desconfie quando Papai Noel te oferecer qualquer coisa, seja na rua ou na internet. Pode te custar muito caro.

Abaixo, alguns links de sites contendo matérias sobre como se proteger na rede mundial de computadores. LEIA E PREVINA-SE.

Cartilha de segurança na internet. Disponível em <http://cartilha.cert.br/golpes/>.

Veja a lista dos golpes mais comuns na internet e como se proteger deles. Disponível em <http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/tecnologia/noticia/2013/11/veja-a-lista-dos-golpes-mais-comuns-na-internet-e-como-se-proteger-deles-4331373.html>

O que é Phishing? Disponível em <http://www.tecmundo.com.br/phishing/205-o-que-e-phishing-.htm>

sábado, 24 de maio de 2014

Irã executa bilionário

Irã anunciou neste sábado, 24/5, a execução de bilionário envolvido em fraude financeira. O empresário conseguia créditos utilizando documentos falsos e comprava títulos de empresas estatais iranianas. Dito cujo era proprietário de 35 empresas espalhadas pelo mundo.

A notícia estarreceu o mundo capitalista e socialista, onde esse tipo de operação garante a manutenção desses sistemas e seus dirigentes. Segundo o eminente analista político Barak Putin Castro, os países ricos deverão adotar severas sanções contra o governo daquela república islâmica. Se a moda pega, os donos das grandes fortunas do mundo estarão em apuros e os sistemas econômicos hegemônicos em risco.

Com informações de:

G1. Disponível em <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/05/ira-anuncia-execucao-de-bilionario-envolvido-em-fraude.html>. Acesso em 24 maio 2014.

R7. Disponível em <http://noticias.r7.com/internacional/bilionario-iraniano-executado-por-fraude-tinha-negocios-no-brasil-24052014>. Acesso em 24 maio 2014.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Xuxa agita Congresso Nacional

A apresentadora e rainha dos baixinhos Maria da Graça Meneghel, também conhecida pelo codinome Xuxa, conseguiu tirar o Congresso Nacional da letargia. Embora tenha comparecido àquela casa muito mal acompanhada pela Ministra dos Direitos Humanos, nesta quarta-feira, dia 21/5, agitou a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, desenterrando o Projeto de Lei (PL) 7672/10, finalmente aprovado no final daquela tarde. O PL vai agora para apreciação do Senado, onde poderá ser votado em menos de 10 anos, caso a apresentadora retorne àquela casa.

O projeto, conhecido como Lei da Lambada, proíbe os familiares de darem beliscão e puxar as orelhas dos pimpolhos endiabrados, como vem sendo praticado há séculos, transformado muitos futuros mal elementos em homens honrados e deixando muitos anjinhos que não tiveram seus ímpetos refreados com esses "presentinhos" tornarem-se ladrões, traficantes, estupradores, deputados e senadores da República.

A sessão foi tumultuada por um deputado que perguntou se a apresentadora era rainha dos baixinhos por causa de um filme em que ela contracenou com um garoto de 12 anos mas, por modéstia, ela não respondeu.

Segundo um vendedor de "quentinha" (1) que faz ponto próximo à Praça dos Três Poderes, alguns populares se preparam para implorar à Xuxa que vá mais vezes ao Congresso, para ver se eles desenterram o PL 2.295/2000, que dispõe sobre a jornada de trabalho dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, o PL 32/2007, que modifica (espera-se que para melhor) a Lei de Licitações, ambos dormitando na Câmara há 14 e 7 anos, respectivamente, e até o  PL 5.029/2009, que não serve para p. (2) nenhuma, mas está lá há 5 anos sem ninguém se incomodar com ele.

(1) No Distrito Federal denominam-se "quentinhas" as marmitas vendidas por camelôs próximo aos órgão públicos e prédios comerciais, para suprir a falta de restaurantes nesses lugares, ao contrário de todas as demais cidades do país, onde sobram restaurantes próximos a quem quer que pretenda fazer sua refeição. Não há nenhuma garantia de qualidade, mas são preferidas por serem mais baratas e mais saborosas que as dos únicos restaurantes disponíveis em cada prédio.

(2) p. = porcaria.

Com informações de:

Câmara dos Deputados. Disponível em <http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/DIREITOS-HUMANOS/468539-CAMARA-APROVA-PROIBICAO-DE-CASTIGOS-FISICOS-EM-CRIANCAS.html>. Acesso em 22 maio 2014.

Estado de Minas. Disponível em <http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2014/05/21/interna_politica,531149/deputado-hostiliza-xuxa-em-votacao-da-lei-da-palmada.shtml>. Acesso em 22 maio 2014.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Vila Planalto contra equívoco do Ministério Publico do DF

Vila Planalto se mobiliza contra ação do Ministério Público do Distrito Federal - MPDF que poderá trazer prejuízo aos cofres públicos. Em reunião realizada nesta terça-feira, 20/5, moradores decidiram encontrar-se na quinta-feira, 22, às 10h30, na Praça Nelson Corso, de onde partirão em carreata para um abraço simbólico no prédio do Tribunal de Justiça do DF.
Foto: Oia News
O Distrito Federal é considerado terra de ninguém não é por receber malfeitores do Brasil inteiro que vêm trabalhar como Senadores, Deputados, assessores e outras atividades danosas para a Republica. Ocorre que, até hoje, a maioria da população vive em áreas irregulares, por falta de ação pública.

A Vila Planalto é o mais antigo núcleo de Brasília, iniciado em 1956, ou seja, antes da inauguração da Capital Federal. Sua população é composta por pioneiros e seus descendentes que detêm título de posse concedido pelo Governo. Não são grileiros.

Recentemente entrou em processo de legalização, mediante lei votada pela Câmara Legislativa. O Ministério Público ajuizou  Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADIN, contra essa Lei, que tem o julgamento pautado para a sessão do dia 27 de maio do Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. O MPDF quer que o Órgão competente licite os imóveis ocupados há mais de 50 anos, em vez de vendê-los diretamente aos seus ocupantes, por um preço justo.

Caso a ação do MP seja julgada procedente, o prejuízo aos cofres públicos será enorme. Em entrevista ao Oia News, um mendigo que faz ponto na Rodoviária de Brasília garante que "nem fumando umas pedrinhas daria lance num imóvel ocupado há mais de 50 anos". De fato, se for para licitação não haverá lance e os moradores poderão adquirir o imóvel que residem por preço vil. Por isso, a comunidade está mobilizada para defender o direito de pagar o preço justo.

A Polícia Militar está apreensiva, pois os manifestantes ameaçam fazer um movimento pacífico e ordeiro, sem violência e sem vandalismo, e a força pública poderá ficar fazendo papel de boba no local.

Com colaboração do Dr. Claudismar Zupiroli, advogado do Forum Democrático e Popular da Vila Planalto. www.zra.adv.br


segunda-feira, 19 de maio de 2014

Governo gasta fortuna com cursos de inglês sem nenhuma serventia

Faltando menos de um mês para o Brasil receber milhares de estrangeiros, população descobre que os cursos de inglês oferecidos pelo governo nas escolas públicas não têm serventia nenhuma. É dinheiro jogado fora. Alunos privilegiados dessas escolas, que pagam para elas existirem o mesmo tanto que quem não passa nem na porta, têm curso de inglês pago pelos governos federal, estaduais, distrital e municipais durante cerca de sete anos e não aprendem p. (1) nenhuma.

O assunto ganha dimensões muito maiores quando se compara esses estabelecimentos com os cursinhos mais safados do mercado. Nos particulares, por mais ordinários que sejam, com a mesma mesma carga horária, o freguês se prepara para a prova de proficiência com 5 anos, enquanto os outros mal sabem decorar letras de músicas estrangeiras, e assim mesmo sem entender bulhufas.

A gravidade é maior ainda se se considerar que os professores dessas escolas são muito mais bem preparados que os das particulares. Para passar nos concursos públicos, o candidato não pode ser apenas bem preparado, tem que ser o the best.

Os governos precisam repensar a estrutura das escolas públicas para tornarem-nas efetivas e evitar mais esse jorro dos nossos suados impostos. Pior é que, quando se diz que o dinheiro está saindo pelo ladrão, os governantes alegam tratar-se de um metáfora. interpretando que é pelo ladrão da caixa d'água.


(1) desta vez eu consegui sacanear a revisora. Ela pensou que eu tinha usado o p. de outra palavra, mas o p. é de porcaria. E claro que eu não iria usar a palavra patavina, senão ia ficar coisa nenhuma nenhuma.

domingo, 18 de maio de 2014

SP tira água do fundo do poço e ambientalistas falam pelo outro fundo

A Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo-Sabesp está retirando água da reserva técnica do Cantareira para garantir abastecimento de água para cerca de 9 milhões de habitantes da maior ferida feita pelo ser humano no Brasil e uma das maiores do mundo, a região metropolitana da cidade de São Paulo. 

Reserva técnica ou volume morto, ou mais apropriadamente fundo do poço, é a porção que serve para atender a situações emergenciais, como está ocorrendo na capital econômica do Brasil.

Essa água está sendo levada para a Estação de Tratamento de Água Guaraú, na zona norte de São Paulo, por meio de bombas flutuantes. A Sabesp estima que a quantidade de água morta será suficiente para manter vivo o abastecimento até 2015. Fontes muito mal informadas garantem que esse tempo é suficiente para se aguardar o efeito das novenas, macumbas e rezas bravas e a água começar a cair nas nascentes pela graça de deus nosso senhor jesus cristo.

O Oia News entrevistou a estátua do macaco Tião, candidato à prefeitura do Rio de Janeiro na eleição de 1988, que obteve cerca de 400 mil votos, falecido em 1996. A estátua garante que Tião morria de rir dos "estúpidos humanos" que em vez de preservar as nascentes, constroem suas casas sobre elas e depois têm que deixar as partes pudendas sujas, para economizar água.

Conforme vaticinado por Tião, ambientalistas zarolhos e políticos sem compromisso estão propondo o racionamento de água, em vez da preservação dos mananciais.

O Oia News tem proposta melhor. Doe um frasco de meio litro de água para o sistema Cantareira e ajude os paulistanos a continuarem a poluir sua cidade.

Com informações de:


sexta-feira, 16 de maio de 2014

Exclusivo! Depoimento do ladrão que assaltou redator do Oia News

Ontem, 15/5, não houve postagem porque o redator deste blog foi contemplado por um assaltante, com quem pôde privar por cerca de uma hora e meia. O ladrão, educadamente,  solicitou-me conduzi-lo até uma estrada vicinal, sem iluminação, longe "pra dedéu", onde me convidou a descer do meu próprio carro, deixando todos os meus pertences e ainda "feliz por não ter que tirar a roupa e ficar nu, naquele ermo".

Na oportunidade, aproveitei para colher o depoimento transcrito abaixo. Não há foto por dois motivos: primeiro por ele ter se recusado a posar; segundo, por ter ficado com o meio de que eu dispunha para tirar fotos. Também ficou com meu celular, objeto que pretendia usar para a gravação da entrevista. Desta vez, o facínora não será identificado por motivo diferente dos facínoras do governo e da política: não é para evitar que alcance notoriedade às nossas custas, como acontece com os malfeitores da pátria que recebem muito espaço na mídia. É porque, por motivos óbvios, não quis se identificar. O veículo foi recuperado pela polícia, na tarde de hoje, sem alguns acessórios e as rodas, mas com um bilhetinho no para-brisa, contendo os seguintes dizeres "cuidado com a língua". Portanto, o que segue é um resumo do que me lembro da conversa, durante o percurso. Não é exatamente as palavras do dito cujo.

Admirou-me a educação com que fui tratado. Inicialmente, o indivíduo me abordou pelas costas, instando-me a voltar para dentro do carro, informando que havia uma arma apontada para mim. Sentou-se no banco de trás, fora do alcance do espelho retrovisor, e pediu-me que fosse seguindo suas instruções. Disse a ele que alimentava um blog contendo a versão da notícia pelo lado avesso, ou seja, a versão que o Editor-Chefe não manda para o ar por medo de ser despedido, transmitindo informação atualizada com alguma dose de humor e ironia. Essas coisas que vocês estão cansados de saber. Pedi que me honrasse com uma entrevista para publicação neste espaço, para compensar a aventura e as perdas, o que me foi concedido, sob a recomendação de ter juízo com o que fosse publicado.

O mencionado cidadão explicou-me que fora empresário bem sucedido, classe média alta, ou seja, mais de R$ 1.600,00 por mês, segundo contas do governo e dos institutos puxa-sacos do governo. Teve casa boa, os filhos estudavam em boas escolas caras, a mulher tinha mordomia e mordoma, que é a mulher do mordomo. No entanto, fora assaltado muitas vezes. No início, a seguradora cobria os prejuízos, mas após alguns assaltos, deixou de aceitar sua apólice. Depois disso, a cada ocorrência, negociava com os fornecedores e ia tocando a vida. Mas os assaltos não paravam. A polícia nunca prendeu seus algozes e muito menos recuperou seus pertences. Uma ocasião, alguns desses honrados cidadãos que recebem do Estado para garantir sua proteção propuseram que ele pagasse o combustível e alimentação como contribuição para encontrarem os meliantes que o atormentavam. Alguns meses depois, ele fez as contas e percebeu que as viaturas policiais bebem muito e seus ocupantes comiam demais.

Sem a proteção policial e com uma "colaboraçãozinha" dos meliantes, só lhe restava o apoio dos clientes e fornecedores. Os primeiros não o abandonavam e os segundos negociavam suas dívidas. Até que um dia se viu sem crédito e sem mercadoria. Enquanto toda a sua vida de trabalho árduo e honesto lhe passava pela cabeça, passava também um sentimento de revolta. Enquanto a escola das crianças lhe cobrava as mensalidades e a esposa cobrava a devolução do cartão de crédito, um sentimento de impotência lhe assaltava. Pensou em suicídio.

Durante algumas dessas reflexões, ocorreu-lhe que se as autoridades não foram capazes de prender os ladrões que o levaram à bancarrota e reaver-lhe os pertences, também não teriam a mesma habilidade com ele, caso seguisse o mesmo caminho. Foi daí que estudou bastante o Código Penal, leu bastantes jurisprudências, contratou um bom advogado criminalista e finalmente entrou no mundo do crime.

De lá para cá, reouve parte substancial do que perdera e já programa sua aposentadoria nessa atividade, voltando às atividades laicas, desta vez com um bom sistema de segurança privada. Disse do único medo que tem: policial honesto, uma praga que grassa as delegacias e quartéis, e dos outros ladrões. Que o advogado é pago com antecedência, de modo que, em caso de prisão, já dispõe de recursos suficientes para garantir os honorários advocatícios e as propinas de praxe.

Nada mais disse nem lhe foi perguntado, por ter chegado ao nosso destino. Ou melhor, ao destino dele. Longe da civilização, pelo menos para quem ficara à pé no meio do nada, e "feliz por não ter que tirar a roupa e ficar nú, naquele ermo". Nada nos bolsos além de um maço de cigarros e um isqueiro, que para ele não serviria de nada, e ainda tendo que ouvir sermão de ex-tabagista. Não tenho ideia de quanto tempo andei até encontrar vivalma que me oferecesse auxílio e algum conforto, mas foram exatos dez cigarros.

Depois daquela história toda, fiquei até na dúvida se faria uma queixa na delegacia (1). Mas fiz, o que me valeu uma ligação telefônica dando conta do achado do meu carro nesta tarde. Embora meio depenado, pelo menos gastarei menos de um terço do preço total para fazê-lo rodar novamente.

É preciso esclarecer que este blog tem como objetivos informar e divertir. Portanto, todos os posts são constituídos por uma informação atual, verdadeira, e um comentário jocoso e/ou irônico, mas absurdo. O de hoje, da mesma forma. O relato acima é atual e verdadeiro. O que há de absurdo, ou inverídico, é o assalto a que fomos vítima. O empresário falido que se tornou ladrão pode não ser tão inverídico nem tão absurdo. O resto é verdade e atual. Desde o ladrão polido ao pagamento antecipado do advogado são excertos de histórias reais ouvidas ao longo da vida. Além do mais, eu precisava de uma desculpa por não ter postado nada nesta quinta-feira.

(1) Quando eu era estudante de direito na Vetusta Casa de Afonso Pena (2), na década de 1980, o termo correto era fazer uma "representação". Os tempos passaram, eu não estudo mais direito nem me tornei advogado e os repórteres semialfabetizados sempre usaram um pelo outro, desinformando tanto as pessoas que hoje eu tenho dúvida se é inapropriado fazer uma "queixa" na delegacia.

(2) Vetusta Casa de Afonso Pena, ou Vetusta, ou Vetustíssima, é o nome respeitoso que se da à Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, em justa e carinhosa homenagem ao seu fundador e primeiro diretor.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Corrida presidencial: PT dispara na frente

O Partido dos Trabalhadores dispara na frente na campanha presidencial, com propaganda em que a atual presidente da República apresenta ações do governo. A divulgação começou no último dia 6 e o vídeo mostra imagens de carteiras de trabalho, produtos agrícolas, pessoas trabalhando associadas à atual presidente e ao último ex-presidente, que as más línguas dizem que não trabalham e, quando o fazem, fica pior ainda para a nação. A narrativa diz que "nos últimos 11 anos, o Brasil mudou como nunca em sua história. Quem foi capaz de fazer o Brasil mudar tanto será capaz de fazer o Brasil mudar mais".

Pessoas ligadas a partidos de oposição não gostaram nada disso, pois alegam que os governistas estão muito apressadinhos. Não está na hora de iniciar a campanha eleitoral. Nisso, a Ministra do TSE Laurita Vaz concordou e pôs freio: determinou a suspensão imediata da veiculação “na data de hoje ou em quaisquer outras, até um novo pronunciamento do TSE”. Não conseguimos a informação de quando será esse novo pronunciamento do TSE, se antes ou depois das eleições de 2014.

Embora os oposicionistas não queiram o país mudando como mudou nos últimos 11 anos, um andarilho que fumava craque em frente à Santa Casa da Justiça, na Praça dos Três Poderes poderosos, entrevistado pela correspondente do Oia News Ling U. Arruda, jura que ouviu dos advogados que protocolizaram a ação que até concordam com aquele vídeo, desde que mostre também a tentativa de quebrar a Petrobrás, o recuo das empresas brasileiras no ranquing das 2.000 maiores empresas do mundo, os gastos exorbitantes com a copa do mundo para as obras não ficarem prontas, os atos públicos, greves e violência pipocando por todo o país, políticos do partido do governo atrás das grades.

Para saber mais, clique nos links abaixo, de onde extraímos as informações:

O Globo. Disponível em <
http://oglobo.globo.com/pais/tse-suspende-propaganda-do-pt-que-tem-dilma-como-protagonista-12486805#ixzz31jfOhL27>. Acesso em 14 maio 2014.

Tribunal Superior Eleitoral. Disponível em <http://www.tse.jus.br/noticias-tse/2014/Maio/ministra-suspende-veiculacao-nacional-de-programa-do-pt>. Acesso em 14 maio 2014. 

terça-feira, 13 de maio de 2014

Faltam só 30 dias para a Copa do Mundo

Faltando 30 dias para a Copa do Mundo da FIFA, apenas 38% do total das obras previstas na Matriz de Responsabilidade foram entregues, conforme levantamento realizado pelo Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e Engenharia). Essa demora não deve preocupar pois o Ministro dos Esportes garante que todos os estádios estarão prontos a tempo e o ministro da secretaria de Aviação Civil garantiu que aeroportos brasileiros vão atender à demanda.

Fontes altamente suspeitas estão colocando em dúvida a capacidade do Governo de concluir as obras. Entretanto, em entrevista à nossa correspondente Ling U. Arruda, um engraxate que faz ponto na Rodoviária de Brasília garantiu que o problema não é a capacidade do Governo, pois este não está tocando as obras, são as construtoras. Para Toninho, flanelinha sem ponto fixo, o problema não é do Governo, pois a copa é da FIFA.

As demais obras de infraestrutura menos relevantes, como os acessos aos estádios e aos aeroportos, deverão ser retomadas depois da Copa. Afinal de contas, havendo estádios, os torcedores chegarão lá. E os brasileiros saberemos encantar os turistas estrangeiros com nossa irreverência, simpatia e habilidade para ser feliz, apesar do governo que elegemos. 

Com informações de:

Portal 2014. Disponível em <http://www.portal2014.org.br/noticias/13245/PLACAR+MOSTRA+FRACASSO+DO+RDC+NA+COPA+DO+MUNDO.html>. Acesso em 13 maio 2014.

Estadão/TV Estadão. Disponível em <http://tv.estadao.com.br/videos,ministro-garante-que-todos-os-estadios-estarao-prontos-para-a-copa,233659,255,0.htm>. Acesso em 13 maio 2014.

Câmara dos Deputados. Disponível em <http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/ULTIMAS-NOTICIAS/465588-MINISTRO-GARANTE-QUE-AEROPORTOS-VAO-ATENDER-DEMANDA-DA-COPA-2014.html>. Acesso em 13 maio 2014.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Zagueiro do Milan confirma Oia News

Mais um episódio envolvendo torcidas comprovam afirmação do Oia News de que dar a volta por cima é mais eficiente do que se fazer de vítima. Desta vez o contemplado foi o zagueiro do Milan, Kévin Constant. Durante partida entre Atalanta e Milan pelo campeonato italiano, torcedores atiraram algumas bananas no campo, perto do jogador francês de origem guineana. Em vez de fazer como o Daniel Alves, o atleta aceitou a provocação e foi se lamentar no ombro do árbitro da partida. Com isso, seu time perdeu por 2 x 1.

No post do último dia 3 de maio, este blog já advertia os ingênuos que atirar banana em jogador afrodescendente de pele escura, antes de constituir ato de racismo, é uma atitude como diversas outras praticadas pela torcida para desestabilizar o time adversário. Como exemplos, citam-se os buzinaços e fogos de artifício próximo ao hotel onde o adversário tenta dormir, gestos de ameaça aos árbitros e jogadores adversários, durante a partida, "homenagens" às progenitoras dessas pessoas. Naquele post, acrescentava que isso ocorre
em qualquer campo: do mais luxuoso ao mais modesto cercadinho na periferia das mais pequenas vilas. É estranho o juiz não colocar na súmula que sua progenitora tivera sua honra colocada em dúvida por toda a torcida de determinado time. Nunca li uma notícia condenando os torcedores que o chamaram, ou a algum jogador da equipe adversária, de "viado". Nunca conheci nenhum processo pleiteando indenização por danos morais pelas ofensas que as torcidas dirigem aos árbitros, dirigentes e jogadores em campo. Qual a diferença entre chamar a honrada mãe de um profissional de puta ou o próprio profissional de alguma outra coisa?
Desta vez, deu certo. Em vez de ignorar a pressão da torcida e concentrar-se no jogo, como fizera o Daniel Alves levando seu time à vitória, os bestalhões foram se lamentar. Isso desestabilizou a equipe já bastante prejudicada por sua própria incompetência e com péssima atuação no campeonato e provocou mais acréscimos à partida, permitindo ao Atalanta o gol da vitória aos 50 minutos do segundo tempo.

Afortunadamente, o episódio demonstra que não é só aqui no Brasil que acontecem essas coisas. Pois novamente aconteceu num país do primeiro mundo, altamente desenvolvido, onde o ex-Primeiro Ministro cumpre pena, como alguns políticos brasileiros, e exportou a Máfia, do mesmo modo como o Brasil exporta jogadores de futebol, ou seja, um país mais que perfeito. Comprova também que quem se faz de vítima se torna vítima de si mesmo. Parabéns ao Daniel Alves, ao Rui Barbosa, o Águia de Haia, ao Pelé e a todos que não se deixaram envolver pela provocação e ergueram a cabeça, alcançando o sucesso. Uma banana para o Kevin Constant, pros outros jogadores e comissão técnica do Milan.

Foto Guilherme Felipe/Oia News

Com informações de:

Globo. Disponível em <http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-italiano/noticia/2014/05/em-meio-crise-milan-perde-e-nao-vai-disputar-competicoes-continentais.html>. Acesso em 12 maio 2014.

Folha/Uol. Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2014/05/1452763-torcida-joga-banana-no-gramado-durante-jogo-do-milan-contra-atalanta.shtml>. Acesso em 12 maio 2014.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Brasil volta para o 4.º no ranking da FIFA

Empresas brasileiras despencam no ranking das 2000 maiores empresas do mundo. De 31 no ano passado, caiu para 25 em 2014 e as que lá continuam caíram muitas posições. A Petrobrás caiu de 20º para 30º, Unibanco de 42º para 46º, Bradesco de 45º para 63º e até o Banco do Brasil, que estava em 67º, está em 104º lugar.

Enquanto isso, noutra região do planeta, o Brasil piora no quesito educação. Sua média, que no ano passado era de -1,6 (tem um sinal de menos antes do 1), caiu para -1,73 (continua o sinal de menos antes do 1). O país só ganhou uma posição, de penúltimo para antepenúltimo, porque o México piorou demais. O mais espantoso é que um dos indicadores é a aprovação escolar. Se as escolas pudessem reprovar os alunos que não aprendem nada, provavelmente nosso país teria garantido fácil, fácil o 50.º lugar entre os 40 países analisados.

Outra constatação relevante é que, quando a popularidade da Presidente cai, as bolsas sobem, quando a popularidade dela sobe, as bolsas caem. Isso representa um descrédito de quem gera emprego para empregar os brasileiros, para que possamos pagar os impostos que permitem à Presidente pagar as bolsas para os menos favorecidos girarem as economias locais.

Em compensação, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking da Confederación Sudamericana de Fútbol (Conmebol) nas categorias masculino e feminino (ah, ah, ah! a Argentina ocupa o 4º e 3º) e subiu para 4.º lugar no ranking da FIFA de futebol masculino, estando em 6.º no feminino. É o 1.º no ranking da Fédération Internationale de Volleyball (FIVB) nas categorias senior masculino e feminino e no volei de praia feminino. No masculino é o terceiro. No Futsal, o Brasil ganhou 7 de dez campeonatos mundiais disputados até 2012.

Ou seja, nem tudo está perdido.

Com informações de:

Estadão. Disponível em <http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,brasil-perde-posicoes-na-lista-das-maiores-empresas-do-mundo,184158,0.htm>. Acesso em 8 maio 2014.

Uol. Disponível em <http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/05/08/petrobras-cai-10-posicoes-em-ranking-de-maiores-empresas-ha-25-brasileiras.htm>. Acesso em 8 maio 2014.

G1. Disponível em <http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/05/brasil-se-distancia-da-media-mundial-em-ranking-de-educacao.html>. Acesso em 8 maio 2014.

Correio Braziliense. Disponível em <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2014/05/08/internas_economia,426582/presidente-dilma-reconhece-que-nao-esta-tudo-bem-com-a-inflacao.shtml>. Acesso em 8 maio 2014.

FIVB. Disponível em <http://www.fivb.org>. Acesso em 8 maio 2014.

FIFA. Disponível em <http://www.fifa.com>. Acesso em 8 maio 2014.

RankBrasil. Disponível em <http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/06tO/Maior_Numero_De_Titulos_Em_Copas_Do_Mundo_De_Futsal>. Acesso em 8 maio 2014.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Presidente do Senado promete dar início à CPMI da Petrobrás

Presidente do Senado solicitou aos líderes partidários, nesta quarta-feira, 8 de maio, os nomes para integrarem a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar denúncias de desmandos na Petrobrás. A Estatal, que é administrada pelo Governo, foi acusada de superfaturamento, evasão de divisas e pagamento de propinas. A Petrobrás se defende sob o argumento de não ter cometido nenhum ato censurável. Se houve algum desvio de conduta foi de seus administradores, especialmente a Ex-Presidente do Conselho de Administração, atual Presidente da República.

Investigações do Tribunal de Contas da União (TCU), Polícia Federal (PF) e Ministério Público (MPU) encontraram vestígios altamente suspeitos na aquisição de 50% de uma refinaria de petróleo em Pasadena, Texas, USA, em 2006, por US$ 360 milhões. Dois anos depois, executivos daquela empresa de Petróleo não quiseram vender sua participação ao sócio, ao contrário, compraram a outra metade, elevando o custo da operação para 1,3 bilhão de dólares. As autoridades do TCU, PF e MPU estranharam o fato da dita refinaria ter sido comprada pela bagatela de 42,5 milhões de dólares um ano antes da aquisição pelos executivos da Petrobrás.

Também causou estranhamento a obra da refinaria Abreu e Lima, no Pernambuco, estimada em 2 bilhões de dólares e subindo para 18 bilhões, além de suspeita de recebimento de propinas por parte de funcionários da Petrobrás.

O pedido de instalação da CPI pela oposição suscitou uma dúvida nos congressistas ligados ao governo. Acostumados a todo o tipo de falcatrua, nem haviam reparado que a suposta formação de cartel e corrupção de autoridades nas linhas de trens dos metrôs de São Paulo e Distrito Federal, em governos passados, poderia ser algo irregular. Em entrevista à nossa correspondente Ling Arruda, ficaram surpresos com essa afirmativa e entraram com pedido de instalação de outra CPMI, para apurar esses fatos, caso "sejam mesmo ilegais".

Em resposta, a oposição não deu resposta. O Oia News vai apurar se foi por terem engolido em seco ou se realmente acham que não houve nada de mais receber um comissãozinha das empresas ganhadoras das licitações.

Com informações de:

G1. Disponível em <http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/05/pt-protocola-pedido-de-cpi-mista-para-investigar-metro-de-sp-e-df.html> e <http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2014/04/entenda-denuncias-envolvendo-petrobras.html>. Acesso em 7 maio 2014.

Estadão. Disponível em <http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,renan-autoriza-criacao-de-cpmi-para-investigar-cartel-de-trens,1163631,0.htm>. Acesso em 8 maio 2014.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Governador faz campanha contra o próprio partido

O Governador do Distrito Federal está se preparando para aplicar golpe fatal em sua candidatura e na da Presidente da República. Seguindo campanha dos grandes veículos de comunicação, o ex-comunista elaborou plano infalível para enterrar de vez o partido dos trabalhadores. Sua Excelência ameaçou destinar parte de terreno utilizado pela Embrapa para pesquisas científicas, e que tem papel importante na preservação das bacias hidrográficas do Araguaia-Tocantins e a do Paraná, à construção de 4.608 unidades habitacionais para famílias da classe média, ou seja, que ganham até R$ 1.600,00. Com esse projeto, espera receber apoio de ecologistas de todas as raças e gêneros para retornar seu partido político para a oposição.

A Embrapa é grande responsável pela produção agrícola brasileira estar entre as mais avançadas do mundo. Há 40 anos desenvolve tecnologias que contribuíram para o país estar no 13.º lugar na produção científica mundial. Segundo os mentecaptos entrevistados pelo Oia News, isso prejudica aquele partido político. Qualquer desenvolvimento científico contribui para o fortalecimento da selvageria do capitalismo, gerando riquezas, o que é contrário à ideologia petista, segundo essas fontes.

Nossa correspondente Ling Arruda jura que entrevistou Sua Excelência, que teria dito que os membros do partido da presidente e do ex-presidente veem tentando voltar a ser oposição há muitos anos, sem sucesso. Eles têm saudades dos tempos em que sua atividade principal e programa partidário era falar mal e votar contra qualquer iniciativa do governo. Estando no governo, já estão de saco cheio de serem alvo de críticas. O dito governador teria argumentado que o incentivo ao MST invadir fazendas produtivas e destruir centros de pesquisas científicas foi um fracasso, pois somente desestabilizou aquela entidade. Para ele, a tentativa de levar a Petrobrás à falência e encomendar ao Supremo a condenação de alguns de seus membros também não deu certo.

Com informações de:


Veja. Disponível em <http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/em-ano-de-eleicao-agnelo-quer-desalojar-embrapa-para-erguer-casas>. Acesso em 06 maio 2014.

O Globo. Disponível em <http://oglobo.globo.com/pais/df-quer-terreno-da-embrapa-para-programa-minha-casa-minha-vida-12316212>. Acesso em 06 maio 2014.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Aprovada a lei das biografias (última parte)

A Câmara aprovou, nesta terça-feira, 6 de maio, lei que insinua que se pode publicar biografias sem autorização do biografado. A aprovação foi em votação simbólica e o texto agora segue para apreciação pelo Senado.

A malsinada altera o parágrafo único do art. 20 do Código Civil Brasileiro para incluir os parágrafos 1º e 2º, com a seguinte redação:
Art. 20 ............................................................................................................(1).
§ 1º Em se tratando de morto ou de ausente, são partes legítimas para requerer essa proteção o cônjuge, os ascendentes ou os descendentes.
§ 2° A mera ausência de autorização não impede a divulgação de imagens, escritos e informações comfinalidade biográfica de pessoa cuja trajetória pessoal, artística ou profissional tenha dimensão pública ou esteja inserida em acontecimentos de interesse da coletividade. 
Como já comentado no post de ontem deste blog, não havia necessidade nenhuma dos parlamentares do único país do mundo que não tem parlamento mas tem parlamentares perderem tempo com essa bobagem. Já está garantido na Constituição Federal o direito de livre manifestação e o direito de quem se sentir prejudicado pleitear indenização por danos morais do livre manifestador. Entretanto, houve pressão de pessoas das altas rodas, que a gente não vai citar os nomes aqui para não ganharem notoriedade às nossas custas (e também porque todo mundo já sabe quem é), e os congressistas tiveram que dar satisfação a essas figuronas.

Antigamente, valorizava-se as pessoas "de opinião", ou seja, aquelas que não mudavam seu posicionamento por nada. Dizia-se que quem mudava de opinião era volúvel ou mau caráter. Posteriormente, descobriu-se que mudar de opinião pode ser positivo. A pessoa estudou, refletiu, debateu e chegou à conclusão que estava equivocada. Ou seja, mudar de opinião pode ser sinal de evolução, e as "de opinião" passaram a ser consideradas turronas. Desgraçadamente, a mudança não foi completa. Atualmente, há as pessoas que evoluem e as mau caráter.

A história recente do Brasil contempla essas duas personagens. O último ex-presidente candidatou-se jurando não mexer na Previdência e prometendo não pagar nadica de nada da dívida externa enquanto tivesse um brasileiro passando fome. Pois um dos primeiros atos de seu governo foi promover a Reforma da Previdência e, pior ainda, alterando o contrato de quem comprou o carnê há décadas e pagava rigorosamente em dia as prestações. Depois, foi lá e quitou uma dívida com o FMI que poderia ser saldada às prestações com juros subsidiados. Isso pode ser considerado evolução porque, apesar do absurdo que possa parecer aos mais astutos observadores, o dito cujo terminou seu mandato com mais popularidade que cantor sertanejo e continua até hoje encantando plateias.

Do outro lado, temos pessoas que lutaram contra qualquer tipo de censura há cerca de 50 anos, quando eram jovens e a repressão não gostava de sua arte. Hoje, para tirar o deles da reta, provavelmente, por terem algo a esconder, até criaram uma entidade para exigir dos políticos que voltem com a censura. Isso é mau caratismo da pior espécie.

A resposta dada pela Câmara dos Deputados a essas pessoas mal intencionadas que fizeram sua vida às custas do dinheirinho suado dos fãs que iam ouvi-los bradar contra o Capitalismo, enquanto se beneficiavam das benesses desse sistema econômico, foi equivocada, mas justa. As bestas quadradas que endeusamos por terem lutado contra a ditadura quando jovens, revoltados por não poderem se expressar livremente, agora que se tornaram de domínio público quererem calar quem queira expor as merdas que fizeram é oportunismo, mau caratismo e até, de certa forma, ingratidão. Ter uma obra censurada, naquela época, vendia mais disco do que ir para a faculdade com as nádegas (2) de fora. E mais ingratos ainda porque, sendo quem são, ainda poderão faturar um troco legal pedindo indenização de quem publicar suas biografias sem sua autorização.

Acabou o assunto e o diabo carregue quem for a favor de qualquer tipo de censura, principalmente se quando lhe interessava era contra.

(1) os pontinhos após o número 20 quer dizer que o Art. 20 continua como está.
(2) A expressão era bunda, mas a revisora censurou meu texto e eu tive que mudar para nádegas.


Com informações de:

Câmara dos Deputados. Disponível em <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=B729D74308A32D4965D537AD6C51EC63.proposicoesWeb2?codteor=840265&filename=PL+393/2011>. Acesso em 3 maio 2014.

Veja. Disponível em <http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/camara-aprova-projeto-de-lei-que-permite-biografias-nao-autorizadas>. Acesso em 6 maio 2014.

O resto é de conhecimento público.

Entendendo a lei das biografias (parte 2)

A Câmara Federal não conseguiu votar, na terça-feira, 29/4, o Projeto de Lei (PL) 393/2011 (1), que altera o Código Civil para incluir dois parágrafos ao art. 20, tolerando a divulgação de "imagens, escritos e informações com finalidade bibliográfica de pessoa cuja trajetória pessoal, artística ou profissional tenha dimensão pública ou esteja inserida em acontecimentos de interesse da coletividade".

Para entender o assunto, liberdade de opinião é um direito sagrado, baseado no livre arbítrio, embora eu não tenha encontrado esse verbete na Bíblia Sagrada. É a faculdade da pessoa pensar o que quiser sobre o que quer que seja. Por ele, a pessoa pode ser racista, homofóbica, antisemita, petista e até heterossexual.

Liberdade de expressão é baseada no milenar provérbio "quem fala o que quer ouve o que não quer". É o direito do Estado punir qualquer pessoa que manifeste seu  racismo, homofobia, antisemitismo, petismo e até heterossexualismo ou cuja manifestação esteja em desacordo com a opinião da maioria ou ofenda a dignidade de alguém, especialmente se esse alguém for algum figurão, por exemplo, o Roberto Carlos.

Já estava escrito no Art. 72, § 12 da Constituição da República, de 1891, que "em qualquer assunto é livre a manifestação de pensamento pela imprensa ou pela tribuna, sem dependência de censura, respondendo cada um pelos abusos que cometer nos casos e pela forma que a lei determinar. Não é permitido o anonimato." Em outras palavras, que se pode publicar qualquer coisa desde que se assuma o risco de ser processado e ter que pagar uma quantia considerável a quem se sentir ofendido. A Carta Magna de 1988 prestigiou o tema no artigo 5, inciso IV, quando assegura a livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

Mas os congressistas fizeram concurso público para elaborar leis. Propor meios efetivos de reduzir a criminalidade iria minar muitas fontes de recursos para campanhas eleitorais. Apresentar Projeto de Lei reduzindo impostos reduz a capacidade dos congressistas de esbanjar o dinheiro público. Para mostrar serviço sem causar problemas para si mesmos ou aos seus patrocinadores, os parlamentares do único país do mundo que não tem parlamento mas tem parlamentares se veem na contingência de apresentar propostas de mudança na denominação Dia do Trabalho para Dia do Trabalhador e da Trabalhadora (PL 5.029/2009) ou legislar sobre o que já está legislado, no caso, propor uma lei que inclui no Código Civil o que já está na Constituição (PL 393/2011), apenas mudando algumas palavras.

Amanhã, dia provável do exame do PL 393/2011 na Câmara, refletiremos sobre outro direito sagrado: o de mudar de opinião, coisa muito comum às pessoas inteligentes e mais comum ainda às sem caráter.



(1) Câmara dos Deputados. Disponível em <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=840265&filename=PL+393/2011>. Acesso em 1º maio 2014.

domingo, 4 de maio de 2014

Entendendo a lei das biografias (parte 1)

Os meios artísticos, acadêmicos e leigos aguardam a apreciação do Projeto de Lei da Câmara (PL) n.º 393/2011, que trata da alteração do Código Civil para insinuar que fica autorizada a publicação de biografias não autorizadas pelo biografado. A votação foi adiada, na terça-feira, 29/4, mas está em regime de urgência, portanto, não ficará de molho como o PL que atualiza a Lei de Licitações, que é de menor relevância porque o Roberto Carlos, Caetano, Chico, Gil e outros deuses não se preocuparam com ele. O Oia News oferece aos leitores uma série de posts explicando onde o Congresso Nacional está se metendo. Nesse primeiro, esclareceremos o que é uma biografia.

A palavra biografia vem dos termos gregos bios, que significa "vida" e graphein, que significa "grafar", ou "escrever". Embora não seja do inglês, deve ser lido de trás para frente, ou seja, em vez de vida da escrita, leia-se escrita da vida. É a descrição da trajetória de vida de um ser vivente. Arquibancadamente (1), somente se escrevem biografias de seres viventes da raça humana.

Biografias podem ser escritas antes, durante ou depois da vida do indivíduo. Antes do candidato nascer, pode haver interesse de algum vidente, médium ou especulador em antecipar-se à fama do escolhido. Depois de nascer, geralmente se espera o candidato tornar-se adulto ou ir desta para a melhor.

Escrevem-se biografias de todo tipo de gente, tanto desconhecida como frequentadora da mídia e dos periódicos sensacionalistas. Familiares redigem biografias de seus antepassados para os demais familiares conhecerem sua história de vida, que tem origem na de seus antepassados, no caso, a pessoa biografada. Esse tipo desperta pouco interesse, por se tratar de mera puxação de saco, geralmente de uma falecida (2), e raramente menciona as merdas que a pessoa fez durante sua existência, para não envergonhar sua ascendência. As biografias de figuronas despertam muito interesse, notadamente no que se refere aos escândalos e outros episódios que o biografado não gostaria que fosse de conhecimento público.

São classificadas em biografias, autobiografias ou autobiografias de terceiro. Biografia é trabalho de pesquisa, elaborado por pesquisadora ou jornalista (2), no intuito de trazer ao público aspectos relevantes da vida de pessoas notáveis e que podem trazer algum proveito para a humanidade. Também escrevem biografias jornalistas de periódicos sensacionalistas, também conhecidos como fofoqueiros, com interesse de faturar às custas da expiação pública de alguma figurona (2), Autobiografia é escrita pelo próprio biografado, antecipando-se aos biografistas, para ressaltar aspectos relevantes para o interessado e já desfazendo os equívocos que serão ressaltados pelos biografistas e fofoqueiros. Autobiografia de terceiro é redigido por um ghost writer. Ghost writer é o nome que se dá a um escritor sem criatividade. Como não consegue escrever os próprios textos, o faz para e em nome de outra pessoa.

Amanhã, traremos os aspectos jurídicos, constitucionais, legais e projetais sobre o assunto. NÃO PERCA!


(1) lembrando sempre que a FIFA extinguiu a geral, portanto, o termo geralmente tornou-se anacrônico.

(2) Para não melindrar as mulheres do sexo feminino, usarei como substantivo a palavra pessoa. Assim, não precisarei ficar escrevendo o(a). Mas a "pessoa" ficará escondida no texto.

sábado, 3 de maio de 2014

Daniel Alves e o banana

A brilhante atitude do jogador juazeirense do norte, atualmente no Futbol Club Barcelona, Daniel Alves da Silva merece algumas reflexões.

Primeiramente, é necessário dizer que o atleta apenas repetiu o comportamento de milhares de imigrantes estrangeiros que vieram para o Brasil nas mesmas condições que o atleta. Mas a imagem que os brasileiros fazemos dos estrangeiros radicados aqui é completamente equivocada. Provenientes da Itália, Japão, Líbano, Síria, Alemanha e muitos outros países, a maioria das famílias chegou no nosso país em busca de melhores condições de vida e foram vítimas das mais diversas formas de discriminação e racismo.  Vieram, a maioria, pobres, e em vez de promoverem atos públicos, trabalharam muito e combateram a discriminação com mais trabalho ainda, até se tornarem "ricos".

Segundamente, quem conhece futebol sabe que a realidade é muito pior. Os jogadores e as torcidas locais tratam "muito bem" as equipes visitantes e os árbitros antes das partidas. É a pressão para desestabilizar o adversário e que leva à máxima de que jogar em casa é vantagem. Os ingênuos acham que é por conhecer cada centímetro do campo. O objeto oferecido ao Daniel, os epítetos a que o Tinga foi carinhosamente recepcionado, isso são o mínimo que acontece. Em qualquer campo: do mais luxuoso ao mais modesto cercadinho na periferia das mais pequenas vilas. É estranho o juiz não colocar na súmula que sua progenitora tivera sua honra colocada em dúvida por toda a torcida de determinado time. Nunca li uma notícia condenando os torcedores que o chamaram, ou a algum jogador da equipe adversária, de "viado". Nunca conheci nenhum processo pleiteando indenização por danos morais pelas ofensas que as torcidas dirigem aos árbitros, dirigentes e jogadores em campo. Qual a diferença entre chamar a honrada mãe de um profissional de puta ou o próprio profissional de alguma outra coisa?

Terceiramente, aconteceu no Paraíso. Os brasileiros sofremos de um complexo de inferioridade que nos leva a acreditar veementemente que o Brasil é o ânus (1) do mundo e os países do hemisfério norte são a porta do Paraíso. Entretanto, tudo que acontece aqui tem o correspondente por lá. A menor proporção se deve à consciência cidadã daqueles povos milenares. Nossa falta de amor próprio nos faz ter atitudes de terceiro mundo e nos comparar com o primeiro.

A propósito, até os vinte minutos do segundo tempo, o Barça, time visitante, perdia por 2 x 0. Após um cruzamento do Daniel Alves, outro brasileiro, o Gabriel Paulista fez gol contra. Aos 33 min, novo cruzamento do baiano, convertido em belíssimo gol contra, de cabeça, do argentino Musacchio (duvido que ambos fizeram gol contra em solidariedade ao jogador do time adversário). Finalmente, um gol de Messi, aos 38 min, e o time da vítima que não aceitou a provocação sagrou-se vencedor.

Moral da história: quem se faz de vítima se torna vítima de si mesmo.



(1) juro que minha revisora está afim de me sacanear. Novamente ela trocou a expressão, muito mais expressiva, que coloquei.

Com informações de:

Site oficial do Daniel Alves. Disponível em <http://www.danialves.com/> e <http://www.danialves.com/media/k2/attachments/20140428b.pdf>. Acesso em 03 mai. 2014.

ESPN. Disponível em <http://espn.uol.com.br/noticia/406579_com-dois-gols-contra-barcelona-arranca-virada-improvavel-em-homenagem-a-tito-vilanova>. Acesso em 03 mai. 2014.

Esporte IG. Disponível em <http://esporte.ig.com.br/futebol/daniel+alves/l1237865763670.html>. Acesso em 03 mai. 2014.

Site oficial do Barcelona. Disponível em <http://www.fcbarcelona.com/>. Acesso em 03 mai. 2014.

. Disponível em <>. Acesso em 03 mai. 2014.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

1.º de maio: dia de comemorar o quê?

No dia 1.º de maio, diversos países, inclusive o Brasil, festejam o Dia do Trabalho, ou Dia do Trabalhador, com muita festa. Entretanto, poucas pessoas sabem que esse dia foi instituído como data máxima dos trabalhadores organizados, para lutar pelas 8 horas de trabalho diário, em 20 de junho de 1889, durante a Segunda Internacional (1), em Paris, para lembrar de uma greve que paralisou os Estados Unidos da América, em 1886, ocasião em que a repressão ao movimento vitimou diversos trabalhadores, e o próprio movimento vitimou alguns policiais.

(Perdoem. Ficou meio enfadonho, mas muito instrutivo)

Posteriormente, em 1891, a Internacional Socialista (1) realizada em Bruxelas institucionalizou a data como o Dia Internacional de Reivindicações de Condições Laborais. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada diária de trabalho em oito horas e proclamou o 1.º de maio como feriado nacional, exemplo seguido pela Rússia em 1920.

No Brasil, o Presidente Arthur Bernardes instituiu a data como feriado nacional em 1924 ou 1925, dependendo da fonte de pesquisa (Não foi encontrada na internet a íntegra do decreto, para confirmar), consolidada pelo Presidente Getúlio Vargas tanto pela assinatura do Decreto-Lei 5.452 como pelo anúncio dos principais benefícios aos trabalhadores sempre nesse dia. Na maioria dos anos, até recentemente, o início da vigência do novo salário mínimo era no dia 1.º de maio.

Em 2003, um Deputado Federal e Ex-dirigente de uma organização dos trabalhadores, não tendo algo mais importante que fazer, apresentou o Projeto de Lei 1.021, para alterar artigo o 1º da Lei n.º 7.466, de 23 de abril de 1986, modificando o Dia do Trabalho para Dia dos Trabalhadores. Em 2009, esse projeto foi apensado ao PL 5029/2009, por outro deputado sem o que fazer, também oriundo das lideranças de "trabalhadores" e filiado ao mesmo partido político, desta vez para que seja o Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras. O primeiro projeto não foi aprovado, nem rejeitado, por ter sido apensado ao segundo. O segundo, com prioridade no Regime de Tramitação, até hoje aguarda Parecer do Relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), em grande prejuízo da Nação. Não por não ter sido aprovado, ou rejeitado, até hoje. Mas por ficar ocupando os parlamentares de um país que não tem parlamento, que poderiam despender seu tempo com coisas mais importantes. Pouca diferença faz se é dia do Trabalho, dos Trabalhadores ou dos Trabalhadores e Trabalhadoras, desde que seja feriado.

Resumindo, a data foi criada pelas lideranças dos trabalhadores para se tornar um dia de reivindicações e se tornou um dia no qual os sindicatos promovem festas para seus filiados ao som de muitos artistas, na maioria de qualidade artística duvidosa.

Por causa disso, o Oia News prefere se lembrar de uma história mais bonita e comovente, que tanto enche de orgulho as brasileiras e brasileiros, trabalhadoras e trabalhadores, empresárias e empresários... e vagabundos de todos os tipos. Essa história pode ser resumida em apenas três palavras que merecem nosso profundo respeito: Ayrton Senna da Silva. Ah se os políticos brasileiros fossem merecedores ao menos de beijar os pés desse grande brasileiro!

(1) Se você não sabe o que é Segunda Internacional e Internacional Socialista, sugerimos fazer uma pesquisa no Google. Esse post ficou muito grande para encher de explicações.

Com informações de:

Brasíl Escola. Disponível em <http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-do-trabalho.htm>. Acesso em 30 abr. 2014.

Guia Trabalhista. Disponível em <http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/salario_minimo_1940a1999.htm>. Acesso em 30 abr. 2014.

Direito Brasil Publicações. Disponivel em <http://www.direitobrasil.adv.br/arquivospdf/aulas/dt/DT.pdf>. Acesso em 30 abr. 2014.

NASCIMENTO, José Domingos Santos. PASSOS FILHO, José Sergio. A retomada do 1º Maio: o Dia do Trabalhador em Sergipe no período de redemocratização 1981-1982. Disponível em <http://www.historia.uff.br/estadoepoder/6snepc/GT4/gt4-JOS%C3%89.pdf>. Acesso em 30 abr. 2014.

CMI Brasil. Disponível em <http://brasil.indymedia.org/media/2005/04/315659.pdf>. Acesso em 30 abr. 2014.

Jornal do Sintaxi. Disponível em <http://www.sintaxi.com.br/bancoimg/c110504075243JS8.pdf>. Acesso em 30 abr. 2014.

Brasil/Presidência. Disponível em <http://www4.planalto.gov.br/informacoespresidenciais/arthur-bernardes>. Acesso em 30 abr. 2014.

Câmara dos Deputados. Disponível em <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=20F2525B50F4EAE7A8C9C577DC333C68.proposicoesWeb2?codteor=133987&filename=PL+1021/2003>. Acesso em 30 abr. 2014.

Câmara dos Deputados. Disponível em <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=429857&ord=1>. Acesso em 30 abr. 2014.