quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Quando o exemplo vem de cima: Ministros plantam árvores

Foi realizada nesta manhã de quarta-feira, 8 de fevereiro, solenidade de plantio de árvores no Parque Bosque dos Tribunais. O evento é parte de atividades propostas em Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Tribunal Superior do Trabalho, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior Eleitoral e tem como objetivo o intercâmbio de experiências para implementação de ações conjuntas de sustentabilidade. Contou ainda com a parceria da OAB-DF e Novacap. A OAB porque se propôs a plantar duas árvores a cada evento realizado em suas dependências. A Novacap que teve a missão de providenciar as mudas e plantar a maioria delas, já que os presentes ao evento deram uma forcinha.

Os presidentes dos Tribunais superiores já mencionados, o Governador do Distrito Federal e a Vice-Presidente da OAB, cujos nomes estão nas legendas das fotos, abaixo, além de fazer seu discurso, plantaram suas árvores, para darem o exemplo. No embalo, alguns presentes também deram sua contribuição e participaram do plantio que, ao final, chegará a umas 700 mudas de pequizeiros, angicos, chichás, landins, gonçalo alves (que é uma árvore, e não um personagem) e pombeiros (talvez para atrair as aves de nome parecido).

Dizem as más-línguas que a iniciativa foi de um ministro que, após negar seguimento a um recurso, foi mandado plantar batatas pela parte vencida no processo. Mas isso não possível comprovar.

O Parque Bosque dos Tribunais, que vai das adjacências do STJ, na L4 Sul, até o Setor de Embaixadas, nas 800, passando pelo TST e TSE, foi criado pelo Decreto 30.720 de 2009, pelo Governador do Distrito Federal. Os objetivos a serem alcançados são garantir a preservação paisagística do entorno de proteção da Praça dos Três Poderes, os processos de regeneração natural da fitofisionomia original do local, promover a recuperação das áreas degradadas, estimular o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e promover o contato harmônico com a natureza.

Presidente do TST, Ministro Ives Gandra, descerra a placa do Bosque dos Tribunais.

Presidente do TSE, Ministro Gilmar Mendes, plantando a primeira árvore
Presidente do STJ, Ministra Laurita Vaz, plantando a segunda árvore.

Presidente do TST, Ministro Ives Gandra, plantando a terceira árvore.

Governador Rodrigo Rollemberg, do Distrito Federal,  plantando a quarta árvore.

Pessoal da Novacap, dando apoio. Da direita para esquerda:Alfred Gomes, Chefe do Departamento de Parques e Jardins; Aldo Fernandes, Assessor da Presidência da Novacap; Raimundo Cordeiro, Chefe da Divisão de Implantação de Áreas Verdes, que participou do projeto desde o início; um caboco que não sei o nome; e Milton Hoffmman, servidor do STJ.

Depois que as autoridades ensinaram e a Novacap deu o exemplo, o pessoal que estava lá se entusiasmou e plantou sua árvore também.
Cordeiro e Alfred, da Novacap (foto Oia News)

(Foto: Milton Hoffmman)

(Foto: Milton Hoffmman)

(Foto: Milton Hoffmman)

(Foto: Milton Hoffmman)


Nenhum comentário:

Postar um comentário