domingo, 27 de abril de 2014

Ratos provam teoria econômica

Estudo realizado no Instituto de Psicologia (IP) da USP conseguiu comprovar teoria econômica sobre as leis do consumo humano segundo a qual a propensão marginal a consumir reduz com o aumento da renda. A pesquisa foi realizada por Ana Carolina Franceschini, formada em economia pela Unesp e em psicologia pela USP.

 
Imagem: Pedro Bolle/USP Imagens

No laboratório, Franceschini treinou oito ratos para acionarem uma alavanca quando quisessem beber água. E eles aprenderam, mesmo. Os bichinhos cutucavam a alavanca uma quantidade determinada de vezes e recebiam em troca uma gotinha dágua. A pesquisadora observou que, à medida que a sede diminuía, os ratos reduziam o acionamento da alavanca. Com isso, segundo ela, ficou comprovado que o aumento da renda dos seres humanos acontece em maior proporção que o consumo do indivíduo. Em um determinado momento, ele atinge o que é necessário para viver e diminui sua demanda de compras. Fontes altamente mal informadas entenderam que a necessidade de consumo se reduz à medida que a sede vai sendo saciada e que, se as pessoas beberem bastante água todos os dias, sobrará salário no final do mês.

A pesquisa se utilizou de ratos porque é muito difícil realizar estudos semelhantes em humanos, já que é inviável manipular a renda de diversas pessoas por um período, ainda que seja curto. Provavelmente porque o risco dessas pessoas acionarem a pesquisadora na Justiça do Trabalho para impedir a redução da renda ao nível do início dos experimentos é muito alta, enquanto os ratos não têm direitos trabalhistas.

A pesquisadora também não informou se houve equidade de gênero na composição do grupo estudado. Isso seria importante, não só por ser politicamente correto como pelo fato do comportamento do consumidor e da consumidora ser diferente.
Imagem: Pedro Bolle/USP Imagens


Leia na íntegra a matéria (a da USP, e não essa aqui, do Oia News, que termina neste parágrafo) em <http://www.usp.br/agen/?p=118446>.

Com informações de:

Agência USP de Notícias. Disponível em <http://www.usp.br/agen/?p=115828>

Senador propõe cota para mulheres no Senado Federal

No último dia 22 de abril, um senador da República (1) registrou o PLS 132/14, propondo alteração no Código Eleitoral para criar cotas para mulheres nas eleições para o Senado Federal. O art. 1.º do Projeto acrescenta o art. 83-A à Lei 4.737, de 15 de julho de 1965, estabelecendo que "quando da renovação do Senado Federal por dois terços, uma das vagas será reservada para candidatos do sexo masculino e a outra para candidatas do sexo feminino".

Em sua justificativa, explica que "a participação das mulheres nas diferentes Casas Legislativas do País, no período de vigência da Constituição de 1988, não tem ultrapassado os quatorze por cento do total de cadeiras". Após um discurso muito bem redigido, afirmando o óbvio, conclui que outros países adotam regras similares, dando como exemplo o Uruguai, como se aquele país servisse de exemplo para o Brasil.

Em pesquisa realizada neste sábado (2), o Oia News procurou saber o motivo da mulher andar longe da política partidária. A maioria das respondentes afirmou que as mulheres brasileiras são pessoas dígnas, trabalhadeiras e honradas, não vão se meter em atividades manchadas por escândalos, semvergonhices e bandalheiras. A pesquisa constatou que para estimular as mulheres a entrarem na política partidária, primeiro é necessário que as mulheres e os homens que lá estão cumpram seu papel constitucional, em vez de fazer o que fazem, envergonhando os cidadãos de bem, seus cônjuges e filhas.

A fim de reduzir o défict feminino na política partidária, ano passado o Congresso fez melhor, incluíndo o art. 93-A à Lei 12.991, de 11 de dezembro, que dispõe que, em anos eleitorais, o Tribunal Superior Eleitoral "poderá promover propaganda institucional, em rádio e televisão, destinada a incentivar a igualdade de gênero e a participação feminina na política”. Essa Lei usa os verbos poderá e incentivar, e não obrigar.

No dia 19 último, o TSE lançou a campanha deste ano de 2014, com o slogan “Faça parte da política”. As cidadãs e cidadãos de bem torcem para que dê certo e as mulheres honestas ocupem o lugar dos malfeitores da pátria, que vêm sendo eleitos ao longo da história deste país sofrido.

(1) Lembre-se de que, ao contrário dos demais veículos de comunicação, o Oia News não divulga nome de malfeitores, para eles não ganharem notoriedade.

(2) O Oia News entrevistou 3 mulheres entre as 13h55 e 14h10 deste sábado, 26 de abril, e a pesquisa tem margem de erro de 99,3% para mais ou para menos.

Com informações de:

Sintrafesc. Disponível em <http://www.sintrafesc.org.br/pag/view_noticia.php?id=35959>. Acesso em 26 abr. 2014.

Portal de Notícias do Senado. Disponível em <http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2014/03/18/campanha-do-tse-para-incentivar-mulher-a-participar-da-politica-sera-lancada-no-congresso>. Acesso em 26 abr. 2014.

TSE. Disponível em <http://www.tse.jus.br/admin-tse/videos-tse/justica-eleitoral-lanca-campanha-por-mais-mulheres-na-politica-1>. Acesso em 26 abr. 2014.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Ministro nega seguimento a recurso de Juiz

O Ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, negou seguimento a recurso de Juiz que exigia o tratamento de Senhor ou Doutor por parte de um Zé Mané.

O Juiz Marrento, titular da 6.ª Vara Cível de São Gonçalo, Rio de Janeiro, ficou indignado com um funcionário do prédio onde reside, que se negou a conter um vazamento em seu apartamento. O Zé Mané declinou de ofício do pedido do magistrado, por incompetência absoluta: a síndica não delegou a ele essa competência. O Magistrado Energúmeno(1) ficou fulo da vida(2) e iniciaram uma discussão, ocasião em que o empregado subalterno perdeu as estribeiras a passou a tratá-lo por "cara" e "você", enquanto tratava sua legítima proprietária, uma reles síndica, por "dona". Diante da recusa, o Sacripanta(1) ajuizou ação por danos morais, exigindo indenização e para ser tratado de senhor ou doutor pelos empregados do prédio.

Dá para imaginar no que deu. Na primeira instância, a colega dele indeferiu o pedido. Em recurso ao Tribunal de Justiça, um desembargador muito gozador concedeu uma liminar atendendo ao pedido de ser tratado por senhor ou doutor. Mas a Besta Quadrada queria mais e continuou recorrendo até chegar ao Supremo, onde o Ilustrado Ministro Lewandowski sabiamente negou seguimento ao recurso.

Fontes altamente suspeitas informaram que os Ministros do Supremo, de saco cheio de perder tempo com ladrões de galinha, vendedores de minhocas e outras desimportâncias, ameaçaram convocar o tal magistrado para um estágio naquela Corte, para ele ver o que é bom pra tosse. Mas já se deram por satisfeitos pelo mico que Sua Excelência está pagando em nível local e nacional. Tanto perdendo o restinho de respeito que lhe dedicavam os demais funcionários do condomínio como de jornalistas e blogueiros que o estão expondo ao ridículo na mídia impressa e eletrônica.

(1) Antes que alguém me corrija, eu não iria me referir a tão alta autoridade em letras minúsculas, vai que ele me joga um processo nas costas como fez com os povo do condomínio onde mora...

(2) A expressão que usei foi outra, censurada pela minha revisora.

Com informações de:

O Globo. Disponível em <http://www.mtm.ufsc.br/~cmdoria/Pesquisa/textos/juiz.pdf>. Acesso em 24 abr. 2014.

Consultor Jurídico. Disponível em <http://www.conjur.com.br/2014-abr-23/lewandowski-nega-recurso-juiz-rj-chamado-doutor>. Acesso em 24 abr. 2014.

Zero Hora. Disponível em <http://www.mtm.ufsc.br/~cmdoria/Pesquisa/textos/juiz.pdf>. Acesso em 24 abr. 2014.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Itália em dúvida se extradita mensaleiro


O Ministério Público italiano se manifestou favoravelmente à extradição do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil e atual mensaleiro foragido, que todo mundo sabe quem é e a gente não vai publicar o nome para ele não ganhar notoriedade às nossas custas. A informação foi mais ou menos publicada pelo jornal Estado de São Paulo desta quarta-feira, 23 de abril, e republicada com mais detalhes pelo G1, que confirmou com a Procuradoria Geral da República (do Brasil, e não da Itália).


Aproveitando de argumentação da defesa do mensaleiro espertinho, e para dar mais emoção à peleja, a justiça italiana colocou em xeque a brasileira. O Tribunal de Bolonha enviou documento à PGR questionando "se o Brasil tinha presídios que respeitassem os direitos humanos" (1), segundo o G1.

Constrangido de responder que tinha, mas não tem mais, o Procurador Geral da República pediu ao Supremo, ao Ministério da Justiça, ao PCC e ao Comando Vermelho indicações de penitenciárias brasileiras que se enquadrem no questionamento italiano. Até hoje não obteve resposta. Segundo fontes altamente suspeitas, a pergunta do Procurador está gerando debates no Supremo, constrangimento no Ministério e muitos, mas muitos risos mesmo nas outras entidades consultadas. O Supremo debate se vai dar pitaco em mais essa: já tem trabalho demais para reduzir a superlotação das cadeias, deixando de mandar para lá um monte de gente cheirosa. O Ministério da Justiça, competente pela administração da política penitenciária nacional, conforme art. 1.°, VI, do Decreto 6.061/2007, entendeu a indireta. As outras entidades consultadas acham que meliante daquele naipe não merece nossas penitenciárias, merece coisa muito pior.

Essa embromação toda é motivada pela dúvida que se abateu sobre toda a nação daquele país. Como vingar-se do episódio Cesare Battisti? Pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Ficcanaso revela que a preferência é pela extradição. A maioria acha que castigo pior será mandar aquele aborto mal sucedido de volta.

(1) rssss (desculpem! Tentei, de novo, mas não consegui conter o riso).
(2) O Instituto Ficcanaso entrevistou três cidadãos residentes na Itália e a pesquisa tem margem de erro de 50% para mais ou  para menos

Com informações de:

Folha de São Paulo/Uol. Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/04/1444246-para-procuradoria-italiana-extradicao-de-pizzolato-e-juridicamente-possivel.shtml>. Acesso em 23 abr. 2014.

G1. Disponível em <http://g1.globo.com/politica/mensalao/noticia/2014/04/mp-italiano-opina-pela-extradicao-de-henrique-pizzolato-ao-brasil.html>. Acesso em 23 abr. 2014.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Senado aprova Marco Civil da Internet

No início desta noite de terça-feira, 22 de abril, foi aprovado pelo Senado Federal o Marco Civil da Internet. Opositores não queriam que a lei fosse aprovada com esse nome, por entenderem que poderia impulsionar a candidatura do outro Marco, o Maciel, atualmente no ostracismo. No entanto, essa geringonça foi aprovada a toque de caixa para a Presidente da República apresentar num seminário internacional que inicia-se nesta quarta-feira.

Fontes altamente suspeitas garantem que a malsinada pode conter algum ferraço, além do relator, escondido no texto, e que poderá ser cutucado no fiofó do consumidor a qualquer momento. Também ficou bastante evidente a "perspicácia" de suas excelências. Elas e eles juram que a patacoada aprovada às pressas vai impedir espiões e hackers de acessar o conteúdo que quiserem (1).

Entre as regras aprovadas, está a que proíbe as empresas de venderem pacotes específicos para cada necessidade do usuário, também conhecida por neutralidade de rede. Com isso, o desinfeliz terá que pagar pelo conteúdo que vai utilizar e pelo que nem sabe para que serve. Ou seja, um analfabeto digital não poderá contratar um pacotinho baratinho só para receber e enviar e-mails que, ainda assim, ficará na dependência de um filho adolescente ou um netinho de cinco anos ter paciência de ensinar pela trigésima oitava vez. Vai ter que pagar o mesmo que uma empresa especializada no tráfego de vídeos e outros dados que exigem bastante da banda larga.

O texto atribui ainda a responsabilidade pelo conteúdo postado ao autor da postagem. Esse artigo é muito importante, pois garante a liberdade de expressão, também contemplada na nova lei. Doravante, nenhum mentecapto que tenha passado em concurso para magistrado, tomado posse e esteja no pleno gozo do direito dar pitaco na vida alheia (2) poderá condenar um provedor pela atitude de seu cliente, mas poderá condenar qualquer cliente do provedor que tenha exercido o direito à liberdade de expressão.

(1) rssss (desculpem! Tentei mas não consegui conter o riso).
(2) Todo mundo sabe que somente as exceções são mentecaptos, mas como no Brasil é a exceção que dita a regra....

Com informações de:

Estado de Minas. Disponível em http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2014/04/22/interna_politica,521590/senado-aprova-texto-do-marco-civil-da-internet.shtml. Acesso em 22 abr. 2014.

G1. Disponível em http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/04/senado-aprova-marco-civil-da-internet.html. Acesso em 22 abr. 2014.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

STF é vítima de vandalismo.

O Supremo Tribunal Federal vem sendo vítima do mais pernicioso vandalismo. Estão destruindo as árvores plantadas pelas autoridades no Bosque dos Ministros, com grande prejuízo ao Erário, à natureza e à própria Justiça.

Principal suspeito seria um dos jardineiros, revoltado após verificar no site da transparência que seu salário é menos de 10% dos de suas excelências. Segundo fonte altamente suspeita, o meliante ainda reclama que as autoridades vão trabalhar sozinhas em carros oficiais e nem se digam a dar carona àqueles profissionais. O dito cujo também fez ouvidos moucos para a argumentação de que era bem feito para ele, que em vez de ser bacharel em Direito para se candidatar a uma vaga de Ministro, fugiu da escola.

Estaremos atentos à apuração dos fatos mas prometemos não divulgar o nome dos envolvidos, para não ganharem notoriedade, como os maus políticos.

 Você deveria estar vendo três fileiras, como a da direita.
Cadê a bichinha?

sábado, 19 de abril de 2014

Montadoras dão férias coletivas e vão chorar no ombro de Dilma

Nesta quinta-feira, 17, montadoras brasileiras foram chorar no ombro da Presidente por não terem mais espaço para armazenar a quantidade de carros que produziram. Segundo fontes altamente desinformadas, as empresas estão estocando o excesso de produção nas vias públicas das grandes cidades, provocando grandes engarrafamentos. Por causa dos engarrafamentos os consumidores encontram dificuldade de chegar às revendedoras e, quando conseguem, não tem vaga para estacionar. Com isso, as vendas vêm caindo e só na primeira quinzena de abril ficaram 7% abaixo do mesmo período do ano passado. 

Sua excelência pôs a culpa em sua colega Cristina e determinou que o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Paulo Rogério Caffarelli, conversem rapidamente com o governo argentino para destravar as exportações para o parceiro do Mercosul. Essa providência, no entanto, poderá não trazer o alívio que os empresários esperam. Do jeito que anda a economia daquele país... sei não!

Enquanto aguardam que a Presidente da República assine decreto obrigando os consumidores brasileiros, argentinos, europeus, asiáticos e marcianos a comprarem seus carros, as fabricantes de veículos dão férias coletivas aos seus empregados.

Com informações de:

JC Net. Disponível em http://www.jcnet.com.br/Nacional/2014/04/dilma-pede-urgente-negociacao-com-argentina-para-destravar-exportacoes.html. Acesso em 18 de abr. 2014.

Consumidor RS. Disponível em http://www.consumidorrs.com.br/2013/inicial.php?case=2&idnot=30640. Acesso em 18 de abr. 2014.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Magistrados dão calote e fazem sucesso

Ministros do TCU, STJ e TRF devem aluguéis de seus apartamentos funcionais e fazem sucesso nos comentários à matéria da Folha Uol, publicada nesta quinta-feira, 17 de abril. Segundo o noticioso, há um ano, o Senado Federal não recebe os aluguéis dos apartamentos cedidos a essas autoridades, fixados em R$ 3.800,00, bem abaixo do valor de mercado, que seria entre 5 e 8 mil por mês.

Ainda segundo o informativo, os apartamentos foram cedidos àqueles Órgãos em 2006, e o valor da locação seria para ressarcir despesas de manutenção e conservação dos imóveis. No entanto, fontes altamente desqualificáveis garantem que as despesas de manutenção correm à conta do Órgão cessionário (1) e as de manutenção ou são pagas pelo próprio inquilino, o que é pouco provável, ou também pelo Órgão cessionário.

Essas fontes também afirmam que suas excelências, nem os Órgãos a que estão vinculados, não efetuam o pagamento por saberem o que os Senadores da República farão com o dinheiro arrecadado.

Lamentavelmente, o único dos 17 que cumprem sua obrigação regularmente, o Exmo. Sr. Ministro Walmir Oliveira Costa, do Egrégio Tribunal Superior do Trabalho, ficou desprezado pelos leitores daquele periódico: não recebeu nem um comentariozinho. Isso prova que, no Brasil, só tem valor quem é caloteiro. 

Este blog só identificou essa autoridade, deixando de divulgar os nomes dos devedores, com o objetivo de estimular seus leitores a seguirem o exemplo e deixarem de pronunciar os nomes dos malfeitores da pátria. Aqueles energúmenos continuam a fazer das suas para ganharem notoriedade.

(1) Para quem não sabe, cessionário é quem recebe algo de um cedente. Cedente é quem cede ou faz cessão de algo.

Com informações de:
Folha/Uol. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/04/1441872-senado-toma-calote-de-r-700-mil-em-alugueis.shtml. Acesso em 17 abr. 2014.

García Márquez vai desta para melhor

O Prêmio Nobel de Literatura de 1982, Gabriel García Márquez, foi desta para melhor nesta quinta-feira, 17 de abril, em sua residência, confirmou uma pessoa ligada à família, segundo o perfil do escritor no Facebook.

O escritor, jornalista e professor colombiano de O Outono do Patriarca (embora seu romance mais conhecido seja o enfadonho Cem Anos de Solidão) completou 87 anos no último dia 6 de março e sofria de demência senil, conforme revelou seu irmão, Jaime, numa conferência realizada em Cartagena, em 2012. A demência senil também é conhecida por PVV (Prazo de Validade Vencido) e acomete pessoas que já cumpriram sua missão e estão prontas para se aposentarem definitivamente.

Em entrevista ao nosso correspondente no além, o indubitável médium Chaar Lathón, Gabo, como era conhecido, disse que já estava de saco cheio de depender dos outros até para ir ao banheiro e preferiu picar a mula do que continuar tolerando aquele enfermeiro antipático limpando suas partes mais escondidas.

O Oia News presta sua homenagem a quem nos presenteou com personagens como Cândida Erêndira e Patrício Aragonés. Se houver mesmo vida noutra dimensão, García Márquez agora está na boa companhia de Jorge Luís Borges, Alejo Carpentier, Manuel Scorza, José J. Veiga e o simpatissíssimo Murilo Rubião.

ps. perdoem, mas não consigo achar que para uma pessoa de 87 anos, sofrendo de demência senil e cujo câncer, diagnosticado em 2002, poucas pessoas sabem se foi curado, a morte não seja uma solução razoável. Se eu chegar lá nas mesmas condições vou fazer o mesmo. Cair fora!

Com informações de:

Perfil de Gabriel García Márquez no Facebook. Disponível em https://www.facebook.com/GabrielGarciaMarquezAuthor?fref=ts. Acesso em 17 de abr. 2014

O Globo. Disponível em http://oglobo.globo.com/cultura/gabriel-garcia-marquez-morre-aos-87-anos-12228417. Acesso em 17 abr. 2014.

Estadão. Disponível em http://www.estadao.com.br/noticias/arte-e-lazer,morre-gabriel-garcia-marquez,1155304,0.htm. Acesso em 17 abr. 2014.

E-Biografias. Disponível em http://www.e-biografias.net/gabriel_marquez/. Acesso em 17 abr. 2014.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Cerveró jura que não teve intenção de enganar a Dilma

Em depoimento na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira, o ex-diretor da área internacional da Petrobrás, Nestor Cerveró, jura que não teve "intenção de enganar" o Conselho de Administração daquela empresa petrolífera.

O Depoimento de Cerveró foi mais convincente que os das presidentes da República e da Petrobrás sobre o assunto até o momento. As duas têm conseguido convencer os alunos do maternalzinho de que o Conselho de Administração da maior companhia de petróleo do mundo aprovou um negócio de 360 milhões de dólares baseado num relatório de uma página e meia. Não foi divulgado o formato do papel, para saber se nessa página e meia caberia um relatório circunstanciado, mas informações não confirmáveis dão conta que teria sido letter, caso tiver sido produzido nos Estados Unidos da América, ou A4, se foi redigido no Brasil. Assim, no tal documento somente caberiam as últimas das 400 páginas da íntegra do contrato.

Os Deputados também não perguntaram a Cerveró qual a possibilidade de daqui a oito anos a atual Presidente Dilma ter que tirar o dela da reta de novo, dando explicações sobre negócios semelhantes aprovados por ela durante seu governo da República.

Também não ficou claro se a transação "não foi um bom negócio" hoje, oito anos depois, depois do cenário econômico mundial ter evoluído, ou se não foi um bom negócio na época em que foi concluída.

Com informações de:

Folha Uol. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/04/1441525-nestor-cervero-rebate-dilma-e-diz-que-clausula-omitida-nao-era-importante.shtml. Acesso em 15 abr. 2014

G1. Disponível em http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/04/nao-houve-intencao-de-enganar-ninguem-diz-ex-diretor-da-petrobras.html. Acesso em 15 abr. 2014

terça-feira, 15 de abril de 2014

Queda da popularidade de Dilma é fruto de erro

Inspirado na postagem de ontem neste Blog, o Prof. Marcelo Paiva, do Instituto Educere (1), ministrou aula que demonstra a expiação pública a que a Presidente da República foi submetida injustamente por pessoas mal intencionadas, cujo objetivo era abalar a popularidade da maior musa brasileira.

Sua Santidade (1) discorre amplamente sobre o assunto, deixando claro que a besta quadrada a quem a lei determina que tratemos por Sua Excelência, embora pudesse ter despendido seu tempo em analisar melhor a documentação da compra da malsinada refinaria de petróleo de Pasadena, não sancionou uma lei esdrúxula, como querem os incendiários.

O art. 1º da Lei 12.605, de 3 de abril de 2012, determina expressamente que "as instituições de ensino públicas e privadas expedirão diplomas e certificados com a flexão de gênero correspondente ao sexo da pessoa diplomada, ao designar a profissão e o grau obtido". O art. 2, que "as pessoas já diplomadas poderão requerer das instituições referidas no art. 1º a reemissão gratuita dos diplomas, com a devida correção, segundo regulamento do respectivo sistema de ensino" e o 3º, que "esta Lei entra em vigor na data de sua publicação". São só esses três artigos.

Portanto, somente obriga as instituições de ensino públicas e privadas a flexionarem o gênero ao expedir diplomas, como já é uso corrente fora dos diplomas. Trata-se de uma justiça que se faz às pessoas diplomadas em profissões cuja denominação é flexionável, em consonância com a Norma Gramatical Brasileira, tais como as médicas, psicólogas, enfermeiras. Aquela lei, tão ridicularizada, não autoriza ninguém a escrever errado. A lei não obrigou a flexão de gênero no diploma dos pediatras nem dos obstetras. Tampouco atribuiu àquelas instituições de ensino competência legal para expedir diploma para presidente de coisa (3) nenhuma, muito menos Presidente da República. Como se vê, chamar a Presidente da República de Presidenta está errado, está em desacordo com a lei e só demonstra que os brasileiros somos tão bestas quadradas quanto a Dita Cuja (em maiúsculas, por se tratar do cargo máximo da nação, depois dos cargos de professor e professora), dando crédito a conversa fiada de qualquer um que fale alto no balcão do boteco, sem confirmar suas afirmações.

Entretanto, oposicionistas divulgaram uma redação que não consta na Lei, no intuito de abalar os 79% de popularidade de Sua Excelência em 2012 (4). E conseguiram! Em março de 2014, a aprovação ao governo já está em 36% (5) e, se esse erro não for corrigido, em 3 de outubro a ingênua Dilma estará com  saldo negativo nos institutos de pesquisa.

Logo abaixo dos créditos está a aula na íntegra, para quem quiser ilustrar-se, embora não haja ilustração, só texto.

(1) A aula a que me refiro foi transmitida aos alunos por e-mail, mas o Instituto Educere está situado no site institutoeducere.com.br.

(2) Convivendo há muitos anos com educadores e ouvindo-lhes as queixas, determinei para mim mesmo que o pronome de tratamento mais adequado para professores é "Santidade". Menos que isso é desprezar a mais nobre profissão humana.

(3) No original, a expressão foi outra, mas a revisora substituiu por essa, mais educadinha.

(4) Último Segundo. Disponível em;: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2013-03-19/popularidade-de-dilma-bate-novo-recorde-e-sobe-para-79-diz-ibope.html. Acesso em 15 abr. 

(5) Folha/Uol. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/03/1431667-avaliacao-do-governo-dilma-cai-de-43-para-36-aponta-pesquisa.shtml. Acesso em 15 abr.

"A eleição de Dilma Rousseff trouxe a dúvida: presidente ou presidenta?

No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de
mendicar é mendicante.

Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente.Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.

Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, à pessoa que preside é
PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha.

Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz a estudante, e não "estudanta"; se diz a adolescente, e não "adolescenta"; se diz a paciente, e não "pacienta".

Em 1956, o senador Mozart Lago conseguiu aprovar a Lei Federal 2.749 com designação na forma feminina para designar cargos ocupados por mulheres. Assim, se o feminino do cargo existir em nosso idioma, ele deve ser empregado para indicar mulher no exercício da função. Temos então “oficial” e “oficiala”, “juiz” e “juíza”, “médico” e “médica” e tantos outros. Certamente, há
cargos sem o feminino: cabo, chefe etc. O problema com o termo “presidente” ou “presidente” é a falta de consenso entre gramáticos sobre se existe ou não o termo “presidenta”.

A equipe do Lexikon, que atualiza o dicionário Aulete, avalia que os substantivos e adjetivos de dois gêneros terminados em –ente não apresentam flexão de gênero terminado em –a. Por isso, não dizemos “gerenta”, “pacienta” ou “clienta”. Por coerência, não existe também “presidenta”.

Diversos linguistas, no entanto, interpretam de forma diferente e aceitam o termo “presidenta” por já estar presente em nosso idioma desde o dicionário de Cândido de Figueiredo (1899). O dicionário Houaiss também já incluiu o termo. Para complementar, o próprio Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) já aceita o termo como oficial.

O termo, embora contra a vontade de alguns gramáticos, já faz parte de nosso idioma e pode ser empregado. Você deve saber que se pode empregar “presidente” para os dois gêneros. Caso queira, use também “presidenta”. É questão de escolha. Dilma pediu para ser chamada de “presidenta”. No entanto, quase toda a imprensa escreve “presidente”.

Um abraço e boa semana!

Marcelo Paiva  "

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Pesquisa descobre por que o Congresso não funciona

Pesquisa consegue determinar a causa do Congresso Nacional não ter sido capaz de cumprir suas funções institucionais desde a Constituição de 1988. O estudo vem sendo realizado desde a promulgação da Carta Magna e somente agora seus resultados foram confirmados.

O cientista decadente realizou pesquisa empírica, também conhecida por masturbação mental, durante os últimos 25 anos, e observou que o problema do Congresso Nacional está vinculado ao tradicional jeitinho brasileiro. Aproveitando-se dos debates constituintes sobre monarquia, república e parlamentarismo, Suas Excelências, os nobres congressistas, resolveram se autodenominar parlamentares. Como a lei somente define competência para congressistas, os integrantes daquelas casas legislativas não encontram norma que regule suas obrigações. Por esse motivo é que fazem o que querem com o cargo e as verbas públicas.

O autor propõe medidas severas para colocar Suas Excelências em seus devidos lugares:

1 - Lei de iniciativa popular propondo a constituição de uma nova constituinte que substitua a expressão Congresso Nacional por Casas Legislativas e as expressões Senadores e Deputados para Legisladores. Essa expressão genérica se aplicaria a qualquer malsinado eleito pelos cidadãos e empossado.

2 - Movimento popular, promovido apenas por cidadãos de bem, com participação vedada a qualquer pessoa filiada a alguma quadrilha ou partido político, exigindo que a Presidenta da República proíba, por decreto, que os congressistas sejam denominados, por si ou por outrem, parlamentar e que o Congresso Nacional seja denominado parlamento.

3 - Liberação do uso da maconha, tanto para uso medicinal como recreativo. Com essa medida, haveria espaço de sobra nas penitenciárias para os malfeitores da pátria e o Supremo não teria que arrumar desculpas para julgar os falsos congressistas somente após a prescrição do direito do Estado puni-los.

Com informações de:

Pouca Roupa. Filósofo e andarilho das vias públicas de Belo Horizonte.

domingo, 13 de abril de 2014

Diretor de penitenciária é preso

O Diretor do Complexo Penal Doutor João Chaves, em Natal, RN, Rondinelle Victor dos Santos, foi preso em flagrante ontem, 12/4, em sua própria casa, com três presidiários. Segundo a Polícia Militar, os presidiários, que cumprem pena em regime fechado, trabalhavam na reforma da casa do dito cujo que, além disso, os teria transportado em uma viatura oficial.

Fontes altamente desconfiáveis afirmam que os presidiários estavam apenas fazendo um bico, já que era sábado, dia de sua folga. Para o Fantástico, o Diretor folgado alega que teria levado a equipe para realizar uma obra numa delegacia, mas que havia errado o endereço porque sua mulher, que é muito brava, ligou para ele dizendo que estava de piriri. Desesperado pela doença da mulher, o malsinado teria se perdido no caminho, indo parar na casa que está construindo para sua família.

Quanto ao uso do carro oficial, o delegado alega não haver nenhuma irregularidade, por ser o veículo apropriado para transportar presidiários.

Além de preso em flagrante e ter que responder administrativa e judicialmente, o Diretor levou a maior bronca de sua esposa. Em vez de ir até a residência do casal para socorrê-la, o distraído foi para a casa em construção, onde ainda não tem nem vaso sanitário.

Com informações de:

Fantástico. Disponível em http://g1.globo.com/fantastico/videos/t/edicoes/v/diretor-de-penitenciaria-em-natal-rn-e-preso/3278949/

Portalbo. Disponível em http://portalbo.com/materia/Diretor-de-presidio-e-preso-por-levar-detentos-para-fazer-servico-em-sua-casa

G1 Rio Grande do Norte. Disponível em http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2014/04/diretor-de-presidio-leva-detentos-para-trabalhar-em-casa-e-e-preso-no-rn.html

sábado, 12 de abril de 2014

Bebê de 9 meses acusado de tentativa de homicídio

Bebê de 9 meses foi acusado pela polícia do Paquistão de tentativa de homicídio, ameaça a policiais e interferência em assuntos do Estado. O pequeno Muhammad Musa Khan é acusado de tentar assassinar agentes de segurança atirando-lhes pedras, mas policiais garantiram ao nosso correspondente Hassim Assad que o meliante foi visto portando uma AR-15. Khan seria o líder de uma quadrilha de assaltantes de gás de cozinha, na cidade de Lahore, província de Punjab. Também fazem parte do bando o pai e o avô do menino.

O facínora fora liberado sob fiança e aguardava audiência para este sábado. Durante a audiência, a defesa montou uma encenação com a criança segurando uma mamadeira, no colo do avô, o que induziu o juiz a retirar a acusação contra o líder da quadrilha.

Fontes sem nenhuma credibilidade afirmam que a gangue busca asilo político no Brasil, onde o meliante poderá ser mais bem sucedido em sua carreira durante os próximos 17 anos.

Com informações de:
Extra Globo, disponível em <http://extra.globo.com/noticias/mundo/bebe-de-9-meses-acusado-de-tentativa-de-homicidio-no-paquistao-sera-escondido-12127780.html#ixzz2yg7oiikO>
e Exame.com, disponível em <http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/como-um-bebe-de-9-meses-se-tornou

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Tenda desaba no Distrito Federal... de novo (1)

Tenda montada na cidade satélite de Ceilândia, no Distrito Federal. desaba nesta quinta-feira, logo após o meio dia, deixando pelo menos uma dezena de vítimas. A estrutura fazia parte de um programa do governo para mutirão de cirurgias de catarata e consultas oftalmológicas.

Não é a primeira vez que isso acontece no DF este ano. No dia 14 de fevereiro, outra tenda desabou sobre 400 pessoas e respectivas almas durante o Simpósio Nacional do Movimento Junino.

Segundo o jornal Alô de hoje (disponível em http://www.alo.com.br/digital/), o Governador Agnelo Queiroz atribuiu o incidente à chuva. Aquela besta quadrada, a quem a lei determina que eu trate por Sua Excelência, não teve humildade de reconhecer que a sua equipe é que contratou mal. Graças a deus, está no período de chuvas, no Centro-Oeste, e venta um bocado, portanto, era previsível o temporal. Quem elaborou o projeto básico para a contratação tinha que estabelecer naquele documento que a tenda deveria suportar chuva e vento.

Fonte mais ou menos confiável (2) alega que não houve maior zelo na montagem por abrigar "os ceguinhos" e que estes não iriam ver a m... que fizeram. O problema é que não eram ceguinhos, apenas enxergam um pouco mais ou menos.  Mas não são cabeças duras como os servidores que contrataram o serviço ou os energúmenos que montaram a tenda.

(1) Com informações do jornal Alô, desta quinta-feira, dia 11 de abril, já citado, e do portal R7, disponível em http://noticias.r7.com/distrito-federal/erro-de-montagem-pode-ter-causado-desabamento-de-tenda-na-esplanada-14022014.

(2) Mais ou menos porque não sei se é 100% confiável quem se sujeita a trabalhar pelo salário que o GDF paga.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Flamengo e Botafogo liberados; Cruzeiro sifu

Com brilhante atuação das equipes adversárias, Flamengo e Botafogo são liberados para a disputa do Brasileirão, programado para iniciar-se no próximo dia 20 de abril, se os estádios em construção para a Copa do Mundo ficarem prontos.

Cruzeiro foi prejudicado pelo Real Garcilaso, que se recusou a jogar futebol, e terá que aguardar mais algumas rodadas para se livrar da Libertadores.

Goleiro Fábio saíu de campo revoltado e com problemas nas articulações. Revoltado com o time peruano, cujos jogadores deixaram-no de fora, lançando-lhe apenas uma mísera bola no segundo tempo. Por causa disso, Fábio passou 90, dos 93 minutos da partida, nas redes sociais, em seu smartfone, terminando o jogo com problemas nas articulações de ambas as mãos.

O Grêmio e o Glorioso Clube Atlético Mineiro, de centenária história de pequenas realizações, condenados  antecipadamente a continuarem na competição, deverão poupar seus jogadores hoje.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Deputados exigem mesmo tempo de mídia que picaretas

Deputados que nunca foram denunciados por falcatruas ou envolvimento com quadrilhas não foram processados no exercício da deputança nem acusados de crimes estão se mobilizando para apresentar projeto de lei que concede a eles o mesmo espaço na mídia que for ocupado com os malfeitores.

Segundo fontes altamente confiáveis, suas excelências reclamam que têm muita dificuldade de se reelegerem por falta de visibilidade, porque o horário das emissoras de televisão, rádio e os periódicos diários, hebdomadários e mensários estão todos ocupados com os denunciados ou condenados. Alegam ser esse o motivo de, em todas as eleições, somente serem eleitos e reeleitos os candidatos da pior estirpe. Para eles, o povo só elege quem aparece na mídia, por isso, compartilhar o espaço dedicado a esses malfeitores com os benfeitores da humanidade poderá trazer nova composição às casas legislativas e executivas do país.

A oposição a esse grupo já está se mobilizando também, argumentando que se essa lei significa mais um golpe contra a liberdade de imprensa. Que não cabe ao Congresso Nacional limitar o direito à informação.

De minha parte, acho que se o projeto for apresentado, aprovado e sancionado pela Presidenta da República, os noticiários tornar-se-ão enfadonhos.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Imprensa confirma Oia Nius

Mal, mal saiu o post de ontem deste blog e os grandes veículos de comunicação de massa confirmaram as informações prestadas por este modesto boletim. Após citar a grande pensadora Walesca Popozuda em uma prova para alunos do ensino médio, que não conhecem pensadores mais eruditos que a própria e outros do estilo, um professor de filosofia foi alvo da maior polêmica nas redes sociais e na grande imprensa falada escrita e televisionada (1).

O professor contou ao jornal Folha de São Paulo/Uol, que "a provocação veio depois de o colégio chamar jornalistas para cobrir a exposição de fotografias dos alunos, mas ninguém apareceu". É claro que ninguém iria aparecer: exposição de fotografias de alunos é lá algum escândalo? Jornalista gosta é de escândalo, sangue, tragédia.

Mais uma vez os jornalistas omitiram informação relevante, de que, além de professor, trata-se de grande pesquisador da filosofia contemporânea. Deixou de lado os grandes pensadores do passado, dos quais conhece toda obra de cabo a rabo, tais como Homi Bhabha, Stuart Hall, Gayatri Spivak, Fernando Henrique, para pesquisar os da atualidade, no caso Walesca Popozuda e MC Catra, cujo pensamento os jovens alunos conhecem de cor.

Entretanto, sendo minha mulher bacharel em jornalismo, embora não exerça essa honrada profissão, e eu um fugitivo de tal Curso, darei um desconto. Os jornalistas gostam de escândalo porque os telespectadores, ouvintes e leitores só compramos escândalo, crime e tragédia.

(1) Sou forçado a repetir alguns absurdos, para ser compreedido, embora não me conforme com essa expressão. A imprensa pode ser televisionada, pois as câmeras podem focar o material impresso, mas falada como?

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Parabéns Jornalistas!

No dia do jornalista, 07 de abril, tenho que render justa homenagem aos produtores do Fantástico pela brilhante série sobre a educação no Brasil. Iniciaram mostrando rapidamente as péssimas condições de algumas escolas brasileiras, passando em seguida para as iniciativas que estão dando certo.

Os brasileiros vimos cultuando a miséria e a desgraça há 500 anos e até hoje ainda não percebemos que isso não funciona. O Brasil continua sendo o país do futuro, ou seja, com alguma sorte, algum dia isso se tornará um país. Os caras lá da Globo resolveram inovar e mostrar que com pouquíssima criatividade, alguma coragem e muito respeito às pessoas, é possível transformar a comunidade e a sociedade. E essa atitude pode fazer muita diferença.

É muito fácil perceber que é possível mudar o rumo da nossa história. Mas é necessário algum raciocínio. Nos últimos 500 anos, os brasileiros demos esmolas, ficamos com dó dos coitadinhos, votamos em golpistas, construímos cadeias para os malfeitores, dentre outras coisas, e demonstramos para as empresas jornalísticas que gostamos de "ver o circo pegar fogo". No entanto, durante esses 500 anos a pobreza continua elevada, os coitadinhos continuam merecendo nossa piedade, gente honesta não se candidata e o número de criminosos só aumenta. Todo mundo liga o rádio, a televisão ou adquire jornais para ter acesso às notícias que tratam de crimes, quanto mais hediondos melhor, para saber quem foi preso, qual falcatrua foi dada por algum político. Com isso, é vergonhoso, inventaram até uma frase que vem sendo repetida nos eventos esportivos: "eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor". Quem tem orgulho do seu país demonstra isso de outra forma, não gritando que o tem.

Com as notícias veiculadas diariamente, fora dos eventos esportivos a frase é outra: eta paisinho de merda! É claro que é assim. O povo, não afeito à leitura, só conhece o que sai na televisão, nos rádios, jornais e revistas. Agora eu te pergunto: já viu uma matéria exaltando as virtudes de algum político? Já assistiu a algum programa falando que a maioria dos empresários são pessoas íntegras, honestas, trabalhadeiras e honradas? Já viu divulgarem nos grandes veículos de comunicação em massa que, pelos dados disponíveis na Justiça do Trabalho, a porcentagem de empresas que são acionadas por seus empregados é assustadoramente pequena e a dos empregados que precisam ir à Justiça exigir seus direitos também é muito pequena? Já assistiu a alguma entrevista de um cidadão trabalhador que trata bem a mulher e os filhos? Raramente, não é mesmo?

Daí a importância dessa série sobre educação. Estão mostrando que, apesar do governo, tem cidadãos fazendo o país funcionar. Espero que doravante as grandes empresas jornalísticas mostrem o que dá certo, para estimular as pessoas a fazerem o bem e o melhor porque dá certo, em vez de fazer merda porque todo mundo faz merda.

O problema é saber se mostrar o que é bom será convertido em audiência.

domingo, 6 de abril de 2014

Supremo vota doações de empresas a partidos políticos

O Supremo está julgando ação direta de inconstitucionalidade proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra doações de empresas privadas a candidatos e a partidos políticos. A regra atualmente em vigor permite às empresas doar até 2% do faturamento bruto obtido no ano anterior ao da eleição. Pessoas físicas, nome atribuído pela Receita Federal a qualquer semovente dotado de razão, pode contribuir com até 10% do rendimento bruto do ano anterior, o que não faz nem cosquinha no montante necessário a uma eleição. Em sua maioria, os ministros entendem que as doações provocam desequilíbrio no processo eleitoral. O julgamento foi adiado por pedido de vista do Ministro Gilmar Mendes.

Hassan assiste à transmissão do julgamento pela TV Justiça.

Arquibancadamente (lembremos que a FIFA extinguiu a geral), o voto dos desembargadores ou ministros nos Tribunais consta de uma só frase: de acordo. Alguns são mais enfáticos e preferem o "de acooooordo!". O problema é que o julgamento tem transmissão ao vivo pela TV e suas excelências precisam demonstrar sua erudição. Para isso, perdem precioso tempo que poderia ser utilizado na apreciação de outras lides, para apresentar um voto convergente. P...! se vai concordar, basta o tradicional de acordo!

Esse julgamento poderá estender-se por muitos meses mais. Após o Ministro Gilmar Mendes, deverá haver pedido de vista regimental pela Ministra Rosa Weber. Oriunda da Justiça do Trabalho (1), irá atacar o ponto mais polêmico da contenda e que não mereceu a atenção dos grandes veículos. As doações vinculam o eleito ao doador?

O art. 3º da Consolidação das Leis do Trabalho, conhecida nos meios jurídicos como Decreto-Lei n.º 5.452, de 1º de maio de 1943, considera empregado "toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário". O parágrafo único desse artigo estabelece que "não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual". Junte-se a esses o art. 4º: "Considera-se como de serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador, aguardando (sem grifo no original) ou executando ordens" etc., e teremos os ingredientes para um voto a ser transmitido durante uma semana, redundando em novos pedidos de vista regimental.

Os demais argumentos contra e a favor das doações de empresas a candidatos e partidos políticos vêm sendo debatidos desde antes da Proclamação da República e o Poder Econômico(2) sempre dá um jeito de resolver os entraves burocráticos criados pelos Poderes Legislativo e Executivo para minimizar seu poder. A relação de trabalho que se estabelece entre o candidato a cargo eletivo e seu patrocinador é que ainda não foi solucionado juridicamente.

(1) O Ministro Marco Aurélio também veio da Justiça do Trabalho, mas depois de 24 anos no Supremo, já perdeu o cacoete.

(2) Como os livros didáticos a cada ano se asemelham mais a histórias em quadrinhos e só apresentam um pequeno resumo, para não enfadar os alunos, é necessário lembrar-mos que os poderes da República são três: Legislativo, Executivo e Judiciário. Para garantir a harmonia entre eles, há o Poder Moderador, também conhecido por Poder Econômico.

sábado, 5 de abril de 2014

Ah que inveja do José Wilker!

Como todo mundo já tomou conhecimento, o ator, diretor e cearense José Wilker veio a falecer enquanto dormia na casa de sua atual mulher ou namorada, dependendo de quem veiculou a notícia.

Lamentável! Concordo com o Juca de Oliveira, ao dizer para o Jornal Hoje de hoje que Wilker estava muito novo, só 66, e tinha muito ainda a contribuir para a dramaturgia brasileira. Mas eu concordo é com a afirmação de que estava muito novo.

As pessoas têm o costume de ficar lamentando a morte das pessoas. Isso não os traz de volta. Eu prefiro tirar lições para meu aprendizado. E é por isso que estou morrendo de inveja. O cara realizou meu sonho. Foi se deitar, dormiu e vai continuar dormindo o resto da vida, se é que se pode dizer assim. Imagino a surpresa que ele vai ter quando acordar e ficar sabendo que não está mais vivo. Não passou pelo constrangimento de ficar internado igual ao Schumacher, há meses, todo espetado de agulhas, com aparelhos por todo o corpo e um enfermeiro higienizando suas partes íntimas.

Quero isso para mim! Se tiver que morrer algum dia, que seja rapidinho assim. Só não tenho pressa de que isso aconteça.

Muito trovão para pouco raio!

Recente pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), publicada com erro em 27 de março, reabriu o debate sobre o direito das mulheres saírem às ruas em trajes sumários, na opinião de uns,  expondo as partes do corpo que desejam oferecer à clientela, na opinião de outros, e se os homens devem sair correndo para um local discreto para "homenageá-las" ou ceder ao seu instinto e satisfazê-las, mesmo que elas finjam não querer e se façam de difíceis, no entendimento de outros ainda. Há também aquelas que acham os homens tarados por se sentirem atraídos por mulheres em trajes sumários e outras cuja opinião é de que é muito bem feito as "sem vergonhas" serem molestadas por andarem se oferecendo.

É claro que não é exatamente isso que dizem os meios de comunicação nem reflete o meu pensamento. Mas é o que se ouve nas esquinas, nos botecos, nos locais de trabalho, dentro dos ônibus lotados e em todos os lugares onde há mais de uma pessoa e uma dessas pessoas se digne a dirigir a palavra à outra.

O Congresso Nacional também entrou no debate e as parlamentares da bancada feminina (já reparou que o Brasil é o único país não parlamentarista onde há parlamentares?) se apressaram em pôr lenha na fogueira, apresentando os projetos mais absurdos, que atacam as consequências, nunca a causa do problema, mas geram muita visibilidade a quem os propõe.

Como não sou parlamentar nem congressista nem jornalista, posso dizer o que me vem à telha.

O debate, como sempre, está seguindo por linhas transversas e não trará benefício a ninguém, a não ser às espertinhas e espertinhos de plantão, sempre ávidos por aparecer com discursos vazios. A realidade não se mostra tão alarmante como querem os desavisados.

A verdade está em não acreditar que a lei seja igual para todos ou que seja para todos ou que todos sejam iguais perante a lei. De maneira arquibancada (já que a FIFA acabou com a geral), a lei não existe para todos, mas para os e as que não têm noção de civilidade. As mulheres precisam entender que o art. 213 do Código Penal brasileiro, também conhecido por Decreto-Lei n.º 2.848, de 7 de dezembro de 1940, não foi criado para todos os homens, somente para meia dúzia de tarados que andam soltos, à espera da oportunidade de constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso.

Faça as contas: a população brasileira em 2012 era de 195,2 milhões de habitantes e formada por 51,5% de mulheres (conforme dados do IBGE). Equivale dizer que havia 94.672.000 homens. Os estupros registrados naquele ano foram 50.617. Ainda que cada caso tivesse sido protagonizado por um homem diferente, o que não é verdade, mas para compensar as ocorrências não registradas, teremos apenas 0,06% (seis centésimos por cento) dos homens tarados. Considere-se também que, em 2009, esse crime deixou de ser praticado somente contra mulheres, de modo que somente parte das mais de 50 mil vítimas eram mulheres. Ou seja, se minha conta não estiver errada, a probabilidade de uma mulher ser atacada por um tarado é muito inferior a 0,026%. Portanto, excluídas as exceções, os homens somos gente boa e não monstros.

Entretanto, os tarados não usam uniforme, nem crachá ou outra forma de identificação. Então, senhoras e senhoritas, não percam o sono, em vez de se alarmarem, informem-se. Digitando "evitar estupro" no Google, hoje, você encontrará aproximadamente 1.190.000 links com dicas importantes para se precaver contra essa ameaça.

E lembrem-se sempre, sejam prudentes!

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Contramão

Meu vizinho realizou um sonho antigo e se deu mal. Reuniu suas economias e adquiriu um carrão esporte maravilhoso. Ar condicionado automático digital, volante em couro, sensor de estacionamento traseiro e frontal, sistema de navegação, pacote de telefonia com bluetooth e USB, conectividade à internet, sistema de som digital com 600 watts de potência, sensor de chuva, câmera traseira, faróis direcionais, câmera 360º,  que possibilita uma visão total da área ao redor do veículo, controle de estabilidade e tração e mais um monte de mimos. Lascou-se! O carrão está parado lá, na garagem, exposto à visitação dos parentes e amigos.

Ele não contava com o enorme descompasso entre a indústria automobilística e as autoridades de trânsito. Enquanto uns constroem veículos que andam cada vez mais depressa, outros os querem cada vez mais devagar, quase parando.

Pois o potente motor de 3 litros, com 306 HP, faz de 0 a 100 em 5,5 segundos, atingindo 250 km/h. Em outras palavras, a velocidade mínima do bólide é superior à máxima permitida para trafegar nas ruas da cidade. O dilema é que, se ele sair de casa, corre o risco de levar multa por excesso de velocidade. Assim mesmo, se andar só de primeira.

A solução oferecida pelos amigos foi usar o carro somente em viagens. É só chamar o guincho para levar o sonho até a rodovia.

Pois é! O carro dos sonhos na garagem e ele alternado o busum, o táxi e a solidariedade dos amigos.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Dia Mundial do Meio Ambiente

Se você está envolvido com a programação das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, no próximo dia 5 de junho, vão aqui algumas dicas...

Se seu projeto contemplar:
- Uma grande marcha popular exigindo dos tribunais de contas, ministérios públicos, Poder Judiciário, Polícia Federal, Guarda Nacional e órgãos de defesa do meio ambiente um mutirão que apure e aplique severas punições às prefeituras brasileiras que despejam esgoto nos rios, lagos e/ou oceano (somente 5.570 dos 5.570 municípios brasileiros fazem isso);
- Uma ampla campanha de sensibilização dos prefeitos, vereadores e cidadãos para, em vez de canalizarem os rios de sua cidade, criarem parques ecológicos às suas margens;
- Um movimento nacional contra a impermeabilização do solo por meio de asfalto ou concreto, tanto nas vias públicas (pelo menos as de trânsito local e vicinais) como nas residências;
- Mobilização da sociedade civil em favor de uma lei de iniciativa popular (se depender do Congresso Nacional essa lei não sai nunquinha) que proponha justa e atraente remuneração aos proprietários que preservarem as florestas e demais formas de vegetação natural situadas às margens de lagos ou rios (perenes ou não); nos altos de morros; nas restingas e manguezais; nas encostas com declividade acentuada e nas bordas de tabuleiros ou chapadas com inclinação maior que 45º; e nas áreas em altitude superior a 1.800 metros, com qualquer cobertura ­vegetal;
- Uma grande e pacífica passeata em seu município, visitando os proprietários de imóveis construídos ou em construção em nascentes, às margens de lagos e rios, rendendo a justa homenagem que merecem;
- Elaboração de estudos que demonstrem aos pecuaristas e madeireiros da Amazônia que é excelente negócio deixar a floresta regenerar-se e construir infraestrutura hoteleira para receber turistas brasileiros e estrangeiros pelos próximos séculos, em vez de colaborar para a degradação daquele ecossistema e perder seu ganha-pão em poucas décadas;
- A promoção de debates em escolas dos vários níveis de ensino questionando o consumismo exacerbado, que gera resíduos desnecessários, além de corroer o patrimônio dos vaidosos;
- Alguma outra ação visando atacar as causas da degradação do meio ambiente;

Pode convocar-nos que envidaremos esforços para colaborar com o sucesso do empreendimento.

Entretanto, se sua campanha for daquelas que constrangem o consumidor a economizar meio litro de água por dia ou 1 kWh por mês de energia elétrica sem atacar as causas da degradação: PEDE PARA SAIR! Não pague mico! Talvez você consiga convencer os alunos do maternalzinho. Para as pessoas sérias, você somente estará demonstrando sua incompetência e sordidez. Quase todo mundo já percebeu que economizar água da torneira enquanto os mananciais são destruídos não vai trazer a água de volta à torneira de onde ela não saiu.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Mais sobre o voo

Informações não confirmadas, como todas as demais já divulgadas pela mídia internacional, dão conta de avistamento de uma aeronave subvoando o Oceano Índico. Segundo nossa fonte, Mestre Jonas aproximou-se da aeronave mas não teve como identificar se havia algum Vivo: ninguém atendeu. Também não atenderam os Claro, Tim nem os Oi, talvez seja por estarem todos desligados, a pedido dos comissários de bordo.

O avistamento poderá provar teoria dos editores do The History Channel, também não confirmada, de que há vida inteligente aqui mesmo, no planeta Terra. Neste caso, o avião teria sido abduzido por intraterrestres, povos inteligentes que habitam o centro do planeta, e não por extraterrestres.

Não há maiores detalhes porque a baleia, quando percebeu que se tratava de uma aeronave conduzida por humanos, "picou a mula", com medo de serem praticantes de pesca submarina.

1.º de abril!

Hoje é 1.º de abril, dia da mentira. Mas é verdade que este blog foi inaugurado.

Há informações do surgimento da comemoração do dia da mentira em diversos países do mundo nesta data, na França, mas você pode saber mais sobre esse assunto em http://www.camara.gov.br/sileg/integras/549411.pdf , por exemplo. Embora seja o pronunciamento de um deputado, pessoa que o conhece diz que é gente honrada. Mas eu confio mais nos servidores do quadro permanente da Câmara, que lá estão por concurso público, e provavelmente pesquisaram o assunto para elaborar o discurso do nobre congressista.

Vamos viajar.

Imagine esta mesma data, em 1964. As forças armadas demitiram o então presidente João Goulart e tomaram o poder. Ao se darem conta da merda que fizeram, anunciaram, e muita gente boa acreditou, que o tal golpe de estado foi dado em 31 de março. Já pensou se as mentes inteligentes da nação tivessem se recusado a acreditar nisso! O malsinado voltaria a ter ocorrido em 1.º de abril, seria mentira e a gente não teria passado por mais de vinte anos de ditadura. Seria uma maravilha!