quarta-feira, 23 de abril de 2014

Itália em dúvida se extradita mensaleiro


O Ministério Público italiano se manifestou favoravelmente à extradição do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil e atual mensaleiro foragido, que todo mundo sabe quem é e a gente não vai publicar o nome para ele não ganhar notoriedade às nossas custas. A informação foi mais ou menos publicada pelo jornal Estado de São Paulo desta quarta-feira, 23 de abril, e republicada com mais detalhes pelo G1, que confirmou com a Procuradoria Geral da República (do Brasil, e não da Itália).


Aproveitando de argumentação da defesa do mensaleiro espertinho, e para dar mais emoção à peleja, a justiça italiana colocou em xeque a brasileira. O Tribunal de Bolonha enviou documento à PGR questionando "se o Brasil tinha presídios que respeitassem os direitos humanos" (1), segundo o G1.

Constrangido de responder que tinha, mas não tem mais, o Procurador Geral da República pediu ao Supremo, ao Ministério da Justiça, ao PCC e ao Comando Vermelho indicações de penitenciárias brasileiras que se enquadrem no questionamento italiano. Até hoje não obteve resposta. Segundo fontes altamente suspeitas, a pergunta do Procurador está gerando debates no Supremo, constrangimento no Ministério e muitos, mas muitos risos mesmo nas outras entidades consultadas. O Supremo debate se vai dar pitaco em mais essa: já tem trabalho demais para reduzir a superlotação das cadeias, deixando de mandar para lá um monte de gente cheirosa. O Ministério da Justiça, competente pela administração da política penitenciária nacional, conforme art. 1.°, VI, do Decreto 6.061/2007, entendeu a indireta. As outras entidades consultadas acham que meliante daquele naipe não merece nossas penitenciárias, merece coisa muito pior.

Essa embromação toda é motivada pela dúvida que se abateu sobre toda a nação daquele país. Como vingar-se do episódio Cesare Battisti? Pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Ficcanaso revela que a preferência é pela extradição. A maioria acha que castigo pior será mandar aquele aborto mal sucedido de volta.

(1) rssss (desculpem! Tentei, de novo, mas não consegui conter o riso).
(2) O Instituto Ficcanaso entrevistou três cidadãos residentes na Itália e a pesquisa tem margem de erro de 50% para mais ou  para menos

Com informações de:

Folha de São Paulo/Uol. Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/04/1444246-para-procuradoria-italiana-extradicao-de-pizzolato-e-juridicamente-possivel.shtml>. Acesso em 23 abr. 2014.

G1. Disponível em <http://g1.globo.com/politica/mensalao/noticia/2014/04/mp-italiano-opina-pela-extradicao-de-henrique-pizzolato-ao-brasil.html>. Acesso em 23 abr. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário