sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Hoje é o Dia Internacional da Palavra

Um dos instrumentos mais modernos inventados pelo homem, que ainda não foi superado por nenhuma quinquilharia tecnológica, por mais rudimentar que seja, está no seu dia de glória. Hoje, 23 de novembro, a Fundación Cesar Egido Serrano (1) propôs comemorar-se o Dia Internacional da Palavra. Nesta data, em diversos países do mundo são realizados eventos objetivando colocar a palavra como ferramenta contra a violência e útil à convivência entre religiões e culturas distintas.

Nem todo mundo sabe, mas a humanidade não chegou aonde chegou caminhando com suas próprias pernas. Outros animais, contemporâneos ou anteriores ao homem, vêm caminhando com suas próprias pernas e não chegaram a lugar algum, no máximo a um zoológico. A evolução se deu graças ao poder e à força da palavra. O bom uso desse instrumento permite até a quem não tem pernas ir longe.


A humanidade poderia ter evoluído muito mais, não fosse a infinidade de palavras e a quantidade de idiomas inventados para comunicar-se. Criado entre 400 mil e 100 mil anos atrás, o homem demorou alguns milhares de anos para inventar a palavra. Prova disso é o fato de cada agrupamento humano utilizar-se de um conjunto de palavras diferentes. Isso só pode ter ocorrido devido a invenção da linguagem ter se espalhado pelo mundo. E a escrita, instrumento para transformar a palavra em meio de comunicação só foi inventada lá pelos 4.000 anos A.C. (2).

Mas a evolução somente foi incrementada há menos de 600 anos, com a invenção da imprensa, na década de 1430 (3), e a instituição do Prêmio Nobel de Literatura, cerca de 500 anos depois, no início do século XX. A imprensa permitiu a troca de conhecimentos entre os povos, e o prêmio reconhece quem se utiliza da palavra pelo bem da humanidade. É o que se propõe nesta data: divulgar a palavra como vínculo da humanidade e o diálogo como única forma de resolver os conflitos.

(1)   Saiba mais em: https://www.fundacioncesaregidoserrano.com/es/
(3)   https://brasilescola.uol.com.br/historiag/invencao-imprensa.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário