terça-feira, 17 de junho de 2014

Diário de Viagem: Buenos Aires 1.ª parte

A partir desta quarta-feira, 18/6, estaremos transmitindo diretamente da Argentina, mais exatamente de Buenos Aires, onde iremos saber como é que los hermanos acompanham a Copa do Mundo de Futebol.

A Argentina é o 8.º país do mundo em extensão. São 2.780,400 Km2. Embora seja apenas 32,65% do tamanho do Brasil e cerca de 1.000.000 Km2 menor que a Região Norte, é muito maior que cerca de 200 países do mundo. Somente sua Capital é quase 5 vezes maior que o menor país do planeta, o Vaticano, e tem cerca de 4 vezes mais habitantes que esse país. Como é um país enorme, concentraremos nossas atenções na capital e região metropolitana.

Buenos Aires é situada em uma superfície de 202 km2 onde vivem, aproximadamente, 3 milhões de pessoas, a maioria argentinos. O idioma oficial é o espanhol, mas para a embaixada daquele país é o castelhano. Esperamos que eles entendam o português pelo menos do mesmo modo que nós entendemos a língua deles. A cidade é banhada pelo rio da Prata, mas para lavar as mãos e rosto tem ainda o Riachuelo, que separa Buenos Aires do leste e sul.

A viagem de ida até Porto Alegre foi muito boa. O aeroporto de Brasília, também conhecido por Juscelino Kubitscheck, finalmente ficou parecido com um aeroporto internacional. Muito grande, 
trocentos portões de embarque, mais de uma lanchonete e um free shop. O serviço de alto-falantes ficou devendo: é muito difícil ouvir e entender o que falam. Pelo menos dos portões vinte e alguma coisa. Não fosse a importância das informações transmitidas, ficaria melhor desligar aquela porcaria.

Oito profissionais que atuam no aeroporto, desde servente de limpeza até comissário de solo e de bordo não souberam informar onde fica a sala VIP. Tivemos que aguardar no saguão, mesmo. Mas a gente queria mesmo saber se a sala merece esse nome.

Redação Oia News/Funzone/Aeroporto Salgado Filho/Porto Alegre/RS

Dentro da aeronave, às 9h40 o comandante muito simpático informou que nosso voo, previsto para 9h13, iria se atrasar. Foi um susto geral: ninguém havia reparado nisso, quem é que se dá conta que o voo atrasou só porque já está há mais de uma hora dentro do avião e ele permanece no solo? Nem a progenitora daquele comandante. Algum tempo mais tarde, anunciou que faltavam 3 passageiros e que não poderia decolar sem eles ou com a bagagem deles. Pior! Só poderiam tirar as malas deles depois de procurarem muito no compartimento de carga, depois de despender tempo enorme anunciando os nomes deles no sistema de som inaudível. Resultado: o avião, também conhecido como aeronave, decolou quase às 11 horas. Mas ele prometeu tirar o atraso durante o trajeto, ao que algum engraçadinho comentou, bem no banco de trás: só se ele for voando.

Vamos lá que o desembarque será lá para meia-noite. Amanhã a gente dá mais notícias.

Com informações de:

Wikipedia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%B5es_do_Brasil>. Acesso em: 15 jun. 2014.

Embaixada da Argentina em Brasília. Disponível em: <http://argentina.travel/pt/page/static/acerca>. 
Acesso em: 15 jun. 2014.

2 comentários:

  1. Vai lá dar essa sorte pros argentinos, quem sabe não se atrasam um pouco assim na copa!!! Haha

    ResponderExcluir