quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Enquanto isso, nos bastidores...

Nos dias 4 e 5 de outubro, véspera das eleições presidenciais, governadoriais, senadoriais e deputaduais no Brasil, foi realizada em Brasília a I Conferência Nacional: Governança, Riscos e Compliance (1), ou I CONGRC (2). O evento foi idealizado e organizado pelo servidor do quadro permanente do Egrégio Tribunal Superior do Trabalho Sandro Tomazele, com a colaboração de pelo menos 40 servidores públicos e empregados de estatais e empresas públicas (3). Contou com apoio institucional do Instituto Serzedelo Corrêa, do TCU e do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Participaram mais de 1.000 servidores e empregados de estatais e empresas públicas, altamente capacitados.

Durante esses dois dias, foram debatidas formas de facilitação do controle do Estado pelo cidadão,  como amenizar os riscos da atuação dos políticos, como empoderar cidadãos e trabalhadores nas entidades onde trabalham. A implantação dos projetos apresentados, alguns já em funcionamento e outros em estado embrionário, estimulam trabalhadores de outras entidades a seguirem o exemplo e permitirão tornar o país do futuro num país agora mesmo, no presente. Nem todo mundo sabe, mas, se o cidadão fica revoltado com a má gestão pública, imagine o servidor de carreira que quer oferecer o melhor de si para retribuir o cidadão e muitas vezes é impedido pela ganância dos apadrinhados políticos.

Enquanto servidores de carreira debatiam medidas para coibir a expropriação do Estado pelos políticos bem e mal intencionados, os políticos disputavam o direito de se apropriar do Estado e repartir as riquezas entre seus amiguinhos. E os eleitores nos preparávamos para escolher quais deles teriam esse privilégio.

(1) Para saber o que vem a ser Governança, Gestão de Riscos e Copliance, pesquise na internet.

 (2) Para saber mais sobre o evento, acesse <https://congrc.com.br/>.

(3) do TST, TSE, DNIT, AGU, Fundação Banco do Brasil, TRT3, Correios, UCEst/DF, Anvisa, Metrô-DF, Procuradoria Geral do DF, Presidência da República, STJ, BB Seguros, Controladoria Geral do DF, Banco do Brasil e do Ministério Público de Santa Catarina.


Sandro Tomazele, idealizador do evento, e o editor do Oia News.
Foto: Andréa Vilasboas

Auditório lotado de pessoas interessadas em tornar o Estado mais eficiente e transparente.
Foto: Andréa Vilasboas

Evento bem organizado não tem fila para credenciamento.
Foto: Andréa Vilasboas

Nenhum comentário:

Postar um comentário