quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Feira PANC neste domingo, 5 de fevereiro

Próximo domingo, 5 de fevereiro, a partir das 8 horas da manhã, na 407 Norte, Bloco E, loja 59, Casa Vegana, será realizada a 1.ª Feira PANC de Brasília.


Para quem não sabe, PANC, ou Plantas Alimentícias Não Convencionais, são plantas conhecidas como "mato", "erva daninha", "praga" ou outro adjetivo pejorativo na agricultura convencional, mas são excelentes alimentos. Tanto no que se refere ao sabor quanto às qualidades nutricionais.



O acrônimo PANC é atribuído ao biólogo, doutor em agronomia, Valdely Kinupp e ao engenheiro agrônomo Harri Lorenzi, que publicaram um livro com 768 páginas, ricamente ilustrado com mais de 2.500 fotografias e 1.053 receitas. O título é Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil. Nesse livro, eles apresentam aquelas pragas, que você arranca do seu jardim ou de sua horta e joga fora, como excelentes fontes de nutrientes. Caruru, beldroega, ora-pro-nobis, serralha, dente de leão e muitas outras.



Para se ter uma ideia da importância dessa feira, as 10 hortaliças mais consumidas no Brasil são todas exóticas. São provenientes principalmente da Europa, Ásia e América Central. Será que este continente chamado Brasil não foi contemplado com nada comestível? Como se alimentavam os cerca de 8 milhões de habitantes que aqui viviam quando o país foi invadido pelos portugueses?



E é isso que você irá encontrar lá na feira, neste domingo. Plantas nativas do Brasil, que quase ninguém dá importância, e podem enriquecer o seu cardápio, muitas delas sem nenhum custo. E o pessoal da Other Food e da ReFazenda estará com pratos prontos, para quem quiser provar, e muitas receitas para ensinar a prepará-las.



Talvez você possa estranhar o sabor dessas plantas, de tão acostumado que está seu organismo com tanto agrotóxico... que elas não contêm.



4 comentários:

  1. E interessante, novas opções no cardápio vou, vou dar uma passada lá.

    ResponderExcluir
  2. Já fazem parte de nosso cardápio... Parte da feira está no mato de casa... ou das ruas...

    ResponderExcluir