segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Entenda o racionamento de água no DF

Foto: Oia News

Depois do racionamento do transporte coletivo, das vagas nos hospitais e escolas, o Distrito Federal terá, a partir desta segunda-feira, 16 de janeiro, o racionamento de água. Quem mora no DF pode conferir as datas em que não poderá tomar banho, lavar vasilhas, roupas nem o carro e animais de estimação, no site da Caesb.

O cerrado era considerado o berço das águas do Brasil por causa das características de seu solo. Ele tinha uma boa capacidade de infiltração da água da chuva e armazenamento dessa água e distribuição para outras importantes bacias hidrográficas brasileiras (1). Mas parece que essa capacidade se esgotou com a revogação do ciclo da água pelos cidadãos de bens e sem bens, com apoio dos governos.

O governo federal (2) estabeleceu que para serem preservados os rios, é necessário proteger uma faixa entre 5 e 10 metros de suas margens (lei 12.651/12, Código Florestal) e enche o saco do produtor rural, que produz alimentos para as populações das pequenas e grandes cidades, para respeitarem essa norma.

Mas a lei não é aplicável nas áreas urbanas. Aqui, como em outras urbes, os rios têm estradas e avenidas como margens. Os córregos também não estão contemplados na lei, pois são canalizados para se construírem belas ruas asfaltadas. Também é permitido construir mansões e favelas às margens dos córregos, rios, lagos e nascentes, nas cidades. E a administração pública provê essas construções, muitas vezes irregulares, de água tratada, energia elétrica, telefonia e esgotamento sanitário.

Não demora muito a ter racionamento de água em Belém, Manaus, Ilha de Marajó e outras cidades impermeabilizadas em prol do progresso e desenvolvimento humanos.


(1)   In Revista do Instituto Humanitas Unisinos, n.º 382. Disponível em: http://fmclimaticas.org.br/wp-content/uploads/2014/03/Cerrado.-O-pai-das-_guas-do-Brasil-e-a-cumeeira-da-Am_rica-do-Sul_2.pdf. Acesso em 15 jan. 2016.

(2)   Em países sérios, costuma-se grafar Governo Federal, com iniciais maiúsculas. Mas isso em países sérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário