sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Golpes pelo WhatsApp: não se alarme, previna-se

Está viralizando um vídeo falando de um golpe aplicado por meio do aplicativo WhatsApp. O indivíduo informa que o assunto foi matéria do Fantástico. Várias pessoas já foram vítimas, uma delas com prejuízo de mais de cem mil reais.

Primeiramente, é necessário esclarecer que golpes sempre existiram, sempre existirão e são de uma criatividade espantosa. E não são as maravilhas tecnológicas que os tornam possíveis. A tecnologia apenas os torna mais democráticos, atingindo maior número de pessoas, de todos os gêneros, raças, graus de instrução e todas as classes sociais e econômicas.

Mas por que as pessoas caem em golpes?

Geralmente, as pessoas caem em golpes por querer levar vantagem. Seu pecado é a ganância e seu algoz a ingenuidade. E são atraídas pelo golpista por serem muito espertas. Há um ditado que diz que todos os dias sai um esperto de casa, mas outro mais esperto saiu antes dele. Em outras palavras, a maior parte das vítimas de golpes são pessoas inteligentes.

No mundo real, o espertinho sai de casa e encontra um indivíduo com cara de otário que o induz a passá-lo para trás. Quando o espertalhão ganancioso se dá conta, já entregou o dinheiro. Ou então, a vítima é uma pessoa muito caridosa e morre de dó de um pobre coitado, que está fazendo uma encenação para ser motivo da compaixão alheia. Mas o mais chocante é o que torna a vítima cúmplice do golpista. Isso ocorre todos os dias nas ruas, e sempre existem incautos louquinhos para serem passados para trás. No mundo virtual, os motivos são os mesmos, ganância e ingenuidade; só muda a abordagem.

Há como prevenir-se, para reduzir o risco de tornar-se vítima. Mas são comportamentos muito difíceis de serem seguidos. Um meio bastante eficaz é ser bobo. O bobo desconfia de tudo e morre de medo de ser enganado. O esperto tem autoconfiança, e é isso que o torna vulnerável. Outro, é lembrar sempre que não existe almoço de graça. Alguém paga por ele. Cuidado para não ser esse alguém: nunca queira levar vantagem de estranhos.

Como sabemos que o ser humano nunca quer se passar por bobo, e certamente é grande candidato a ser passado para trás, indicamos quatro maneiras muito eficazes de cair em golpes na internet:

1 - não leia o "manual de instruções" dos programas e aplicativos, o que faz parte da cultura dos brasileiros. Dessa forma, você não fica conhecendo como utilizar corretamente, deixando um grande rombo onde o golpista possa te escolher como a próxima vítima;

2 - ocupe-se demasiadamente com entretenimento, como o fazem a maioria dos usuários de internet, segundo indicam as pesquisas. É muito prazeroso sentir prazer. Então, continue ocupando seu tempo em frente à telinha em masturbação mental, sem se preocupar em reservar um tempinho para informação relevante. Assista a todos os vídeos engraçados, morra de rir da desgraça alheia e, quando não tiver ninguém por perto, deleite-se nos sites pornôs. Mas não perca seu tempo pesquisando sobre golpes e como se prevenir contra eles;

3 - acredite em tudo que se diz nas redes sociais e, melhor ainda, compartilhe. Não se preocupe em comprovar a autenticidade. Seus amigos te repassaram, então é verdade.

4 - seja ganancioso e aproveite o "anonimato" da internet para levar vantagens. Aceite ofertas de estranhos e até mesmo dos amigos. Seja solidário, deposite aquele troquinho que eles pediram em troca de ficar milionário. Certamente alguém ficará.

Outros comportamentos são excelentes, mas esses são os mais eficazes. E quando entregar espontaneamente seu patrimônio, não se sinta envergonhado. Não esconda. Conte para todo mundo. Todos ficarão com pena de você. Menos os bobos. Estes apenas dirão: realmente, ninguém é burro de graça, o cara tem que pagar para ser burro.

2 comentários: