sábado, 6 de setembro de 2014

UnB apresenta telha coletor solar de baixo custo

Na mostra realizada pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), no dia 28 de agosto, foi apresentada uma forma bem baratinha de coleta de energia solar. Mario Olavo Magno de Carvalho, Professor do Departamento de Engenharia da UnB, e seu aluno Moisés Uchôa Neto, desenvolveram uma telha que ao mesmo tempo é um coletor solar de baixo custo. Os pesquisadores levaram em conta que a energia solar é um recurso com grande potencial no nosso planeta, mas até hoje sua utilização para conversão em outros tipos de energia, como calor e eletricidade, são bastante reduzidos, em grande parte devido aos custos desses sistemas.

Mario Olavo Magno de Carvalho, Professor do Departamento de Engenharia da UnB (Foto Oia News)

No sistema criado por eles, a telha, além de ter a função de telha mesmo, como nós, reles mortais, a conhecemos, passa a ser também o refletor, não necessitando de grandes modificações para coletar a energia solar. Segundo Carvalho, “o que tem de novidade nessa tecnologia é que, utilizando a telha com a geometria desenvolvida, o telhado estará pronto”, basta acrescentar o absorvedor, com o mínimo custo. Desse modo, o trambolho com o nome pomposo de “coletor concentrador parabólico composto”, pode, facilmente e de maneira barata, ser instalado, desde que o telhado já tenha a telha com essa conformação. Nos ensaios experimentais realizados em um protótipo construído artesanalmente durante o projeto, os resultados demonstraram a eficiência térmica da telha coletor e a excelente relação custo-benefício da energia produzida.

A telha é essa armação metálica, no meio da foto (Foto Oia News)
Outro diferencial é que o sistema não exige maiores complexidades. Os existentes no mercado utilizam um vidro em cima, um isolante em baixo, e essa não precisa nada disso. Além do mais, sendo uma superfície refletora, a parte de baixo da cobertura vai ficar mais fresquinha. Ou seja, o interior do imóvel receberá menos calor que com as telhas convencionais.

Esse redator do Oia News ficou muito interessado nessa tecnologia mas, como não é empresário do ramo de telhas, espera que algum leitor deste blog adquira os direito de produção e nos comunique. A gente pode ser o primeiro comprador.

Com informações de:

Professor, Doutor, Pesquisador e Gente Fina Mario Olavo Magno de Carvalho, Professor do Departamento de Engenharia da UnB. Em entrevista ao Oia News em 28 ago. 2014.

GDS, Grupo de Dinâmica de Sistemas. Disponível em <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/6718/1/2012_MoisesUchoaNeto_parcial.pdf >. Acesso em 2 set. 2014.

Um comentário: