sexta-feira, 29 de agosto de 2014

UnB faz mostra de tecnologias sustentáveis

O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) por meio da Agência de Comercialização de Tecnologia (ACT) realizou, nesta quinta-feira, 28 de agosto, cerimônia de assinatura de três contratos de transferência de tecnologias sociais e sustentáveis com a Cooperativa Sonho de Liberdade, a empresa Poiato Recicla e a empresa Baru. O evento contou presença de autoridades, professores e alunos da UnB, além da comunidade do DF.

Cerimônia de assinatura de contratos de transferência de tecnologias. Foto Oia News.

Na oportunidade, foram apresentadas, durante todo o dia, uma série de tecnologias desenvolvidas nos seus grupos de pesquisa e que estão disponíveis para transferência no DF e em outros estados da federação. Entre elas estão a reciclagem de bitucas de cigarro e papel moeda para confecção de papel artesanal; composição alimentar baseada no uso de diferentes partes do fruto de Palmacae, para alimentação de animais; processo de polimerização térmica de óleos e gorduras de origem vegetal, animal ou microbiano, para produção de plastificantes, lubrificantes, agroquímicos e tintas; decomposição de matéria orgânica para obtenção de bio-óleo; conversão de óleos vegetais em óleos combustíveis.
Professora Dr.ª Thèrése Hofmann, Decana de Extensão da UnB (Foto Oia News)

Essas tecnologias contribuem para a reciclagem de compostos orgânicos e inorgânicos que afetam agressivamente o meio ambiente, tornando-as soluções criativas, sustentáveis e economicamente viáveis. Em outras palavras, o CDT vem contribuindo para transformar lixo em matéria prima. Nossa esperança é que daqui a alguns anos, em vez do caminhão do SLU passar nas casas recolhendo lixo e o governo cobrar por isso, passe um caminhão de uma empresa privada comprando e pagando bem por ele.


Nos próximos dias, publicaremos posts sobre cada uma das tecnologias apresentadas, para que nossos leitores saibam que, apesar do governo, há gente trabalhando pelo progresso científico, no Brasil.

Com informações de:


CDT. Disponível em < http://cdt.unb.br/noticias/index/detalhanoticia/filtro/1178/?menu-principal=noticias&menu-action=noticias>. Acesso em 28 ago. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário