segunda-feira, 7 de abril de 2014

Parabéns Jornalistas!

No dia do jornalista, 07 de abril, tenho que render justa homenagem aos produtores do Fantástico pela brilhante série sobre a educação no Brasil. Iniciaram mostrando rapidamente as péssimas condições de algumas escolas brasileiras, passando em seguida para as iniciativas que estão dando certo.

Os brasileiros vimos cultuando a miséria e a desgraça há 500 anos e até hoje ainda não percebemos que isso não funciona. O Brasil continua sendo o país do futuro, ou seja, com alguma sorte, algum dia isso se tornará um país. Os caras lá da Globo resolveram inovar e mostrar que com pouquíssima criatividade, alguma coragem e muito respeito às pessoas, é possível transformar a comunidade e a sociedade. E essa atitude pode fazer muita diferença.

É muito fácil perceber que é possível mudar o rumo da nossa história. Mas é necessário algum raciocínio. Nos últimos 500 anos, os brasileiros demos esmolas, ficamos com dó dos coitadinhos, votamos em golpistas, construímos cadeias para os malfeitores, dentre outras coisas, e demonstramos para as empresas jornalísticas que gostamos de "ver o circo pegar fogo". No entanto, durante esses 500 anos a pobreza continua elevada, os coitadinhos continuam merecendo nossa piedade, gente honesta não se candidata e o número de criminosos só aumenta. Todo mundo liga o rádio, a televisão ou adquire jornais para ter acesso às notícias que tratam de crimes, quanto mais hediondos melhor, para saber quem foi preso, qual falcatrua foi dada por algum político. Com isso, é vergonhoso, inventaram até uma frase que vem sendo repetida nos eventos esportivos: "eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor". Quem tem orgulho do seu país demonstra isso de outra forma, não gritando que o tem.

Com as notícias veiculadas diariamente, fora dos eventos esportivos a frase é outra: eta paisinho de merda! É claro que é assim. O povo, não afeito à leitura, só conhece o que sai na televisão, nos rádios, jornais e revistas. Agora eu te pergunto: já viu uma matéria exaltando as virtudes de algum político? Já assistiu a algum programa falando que a maioria dos empresários são pessoas íntegras, honestas, trabalhadeiras e honradas? Já viu divulgarem nos grandes veículos de comunicação em massa que, pelos dados disponíveis na Justiça do Trabalho, a porcentagem de empresas que são acionadas por seus empregados é assustadoramente pequena e a dos empregados que precisam ir à Justiça exigir seus direitos também é muito pequena? Já assistiu a alguma entrevista de um cidadão trabalhador que trata bem a mulher e os filhos? Raramente, não é mesmo?

Daí a importância dessa série sobre educação. Estão mostrando que, apesar do governo, tem cidadãos fazendo o país funcionar. Espero que doravante as grandes empresas jornalísticas mostrem o que dá certo, para estimular as pessoas a fazerem o bem e o melhor porque dá certo, em vez de fazer merda porque todo mundo faz merda.

O problema é saber se mostrar o que é bom será convertido em audiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário