terça-feira, 1 de julho de 2014

Enquanto a bola rola, no Planalto a coisa se enrola

Enquanto a bola rola no Mundial, com jogos de qualidade duvidosa, o Governo aproveita para fingir que está governando. Ontem, 30/06, o ministro da Fazenda anunciou a manutenção das tarifas reduzidas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis até dezembro. Segundo ele, o objetivo é fazer com que o setor se recupere da queda nas vendas observada nos últimos meses e o setor não corte empregos. Segundo a Anfavea, de janeiro a maio deste ano, as vendas de automóveis caíram 8,3% em comparação com o mesmo período de 2013 e a produção caiu 14,5% no acumulado dos primeiros cinco meses do ano.

Falta criatividade para conduzir uma política econômica adequada às necessidades do país. Até hoje, Suas Excelências ainda não se deram conta de que não é para produzir mais automóveis enquanto não se criar espaço para eles transitarem. Tanto que muita gente já está aderindo à bicicleta como meio de transporte. Ela consegue transitar no trânsito parado das grandes e médias cidades e tem como serem estacionadas. Os automóveis, embora gerem muitos empregos para serem produzidos, também criam os maiores embaraços para os poderes públicos municipais, para os motoristas e pedestres.

E a presidente ainda não se deu conta de que tem algum motivo para sua popularidade estar caindo (veja post de 10/06, "Pesquisa mostra Presidente da República em queda"). Neste 1.º de julho, ela comemorou ter atingido 2,5 milhões de seguidores no Twitter. Será que a assessoria dela não a advertiu que esse número, num país de cerca de 202 milhões de habitantes, a maioria deles conectados à internet, é muito pouco para o cargo que ela ocupa? Segundo estudo Twiplomacy 2014, elaborado pela Burson-Marsteller, consultoria de comunicação corporativa e relações públicas, presidentes de países com muito menos habitantes têm mais seguidores. Até a Cris, que está afundando a economia da vizinha Argentina tem mais: 2,8 milhões. O consolo é que, proporcionalmente, o Papa Francisco tem menos seguidores do que ela. Como representante de Deus e com devotos em todos os países do mundo, ele deveria ter muito mais que os 14,1 milhões anunciados naquele estudo.

Com informações de:

Oia News. Disponível em <http://www.oianews.com.br/2014/06/pesquisa-mostra-presidente-da-republica.html>. Publicado em 10/06.

EBC. Disponível em <http://www.ebc.com.br/noticias/economia/2014/06/ipi-reduzido-para-automoveis-continua-ate-dezembro>. Acesso em 1.º jul. 2014.

Época Negócios. Disponível em <http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2014/06/como-se-comunicam-os-chefes-de-estado-mais-seguidos-do-twitter.html>. Acesso em 1.º jul. 2014.

IBGE. Disponível em <http://www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em 1.º jul. 2014.

A Tarde. Disponível em <http://atarde.uol.com.br/politica/noticias/1602918-dilma-comemora-numero-de-seguidores-no-twitter>. Acesso em 1.º jul. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário