domingo, 13 de julho de 2014

A culpa é do Felipão

Se a Alemanha ganhar a Copa do Mundo FIFA 2014, o Brasil continuará ocupando o primeiro lugar no ranking da FIFA de Copas. Até o jogo de hoje, o Brasil perde para a Alemanha em número de jogos, derrotas, gols contra e de gols feitos. Em número de vitórias, empates e participações na competição o Brasil ganha com alguma folga. Inclusive em classificações até o 6 lugar: um é penta o outro poderá ser tetra, mas o Brasil ficou entre os 6 primeiros 16 vezes e eles 14 vezes. De modo que, se nossa conta não estiver errada, qualquer equipe que sagrar-se campeã em 2014 mantém a seleção brasileira como a melhor de todas as copas.
Mas a culpa não é dos jogadores, que são muito jovens. Não é do governo, que conseguiu improvisar muito bem o evento, mesmo adiando grande parte das obras de infraestrutura prometidas à FIFA para a próxima Copa do Mundo que for realizada no Brasil. Não é culpa dos brasileiros que, apesar de não terem a infraestrutura necessária, conseguiram encantar os estrangeiros que vieram assistir à Copa do Mundo com sua alegria, descontração e hospitalidade. A culpa é do Felipão.
O Luiz Felipe Scolari foi o técnico da Seleção campeã do mundo em 2002 e da Copa das Confederações, em 2013. Mas a culpa não foi dele. Ele é péssimo técnico. Não ganhou a Copa de 2014. Sob seu comando, a Seleção de Portugal chegou à final da Eurocopa de 2004, classificou-se em 4.º lugar na Copa do Mundo de 2006 e venceu a Seleção Brasileira duas vezes. Mas a culpa não foi do Felipão. Ele é péssimo técnico. Não ganhou a Copa de 2014. A Seleção Brasileira encabeçar o ranking da FIFA em copas do mundo, mesmo não ganhando a de 2014 não é culpa do Felipão. Ele é péssimo técnico. Não ganhou a Copa de 2014. De acordo com a maioria dos jornalistas estrangeiros, a Seleção Brasileira era uma das candidatas ao título de 2014 até as quartas de final, mas é claro que a culpa não foi do Felipão. Ele é péssimo técnico. Não ganhou a Copa de 2014. Depois de classificar-se para as semifinais da Copa de 2014, a equipe nem merecia ter disputado o torneio, porque o seu técnico é o Felipão.  E ele é péssimo técnico. Não ganhou a Copa de 2014.
A seleções da Espanha, campeã do mundo até este domingo, dia 13/7, bicampeã europeia, 6.ª no ranking da FIFA, a da Itália, tetra campeã mundial, 3.ª no ranking da FIFA, foram desclassificadas na fase de grupos; a do Uruguai, bi-campeã mundial (1930 e 1950) e 9.ª no ranking da FIFA, nas oitavas de final; e a da França, campeã mundial de 1998, 7.ª no ranking da FIFA, nas quartas de final. Tudo culpa do Felipão. Ele é péssimo técnico. Não ganhou a Copa de 2014.
A seleção da Alemanha foi campeã do mundo em 2006 sob o comando do Joachim Löw. Por causa disso, foi contratado para dirigir aquela equipe em 2010, mas conseguiu só o 3.º lugar por culpa do Felipão. Ele é péssimo técnico. Não ganhou a Copa de 2014. Como a culpa pelo péssimo desempenho da Alemanha na Copa de 2010 foi do Felipão, o Joachim Löw continuou treinando aquele selecionado até agora, em 2014, ocasião em que terá a oportunidade de sagrar-se bi-campeão mundial de futebol e seu país tetra.
Tem gente dizendo que a Alemanha e a Argentina disputarão a Copa de 2014 por vontade divina. Os dois papas atualmente vivos nasceram, cada um deles, num dos dois países finalistas. Dizem até que o Francisco pediu ao todo poderoso para conceder a vitória à Alemanha, para recompensar Bento XVI por ter deixando a vaga de Papa para ele. Mas não é isso, não. É culpa do Felipão. Ele é péssimo técnico. Não classificou o Brasil para as finais.
Mas a culpa é do Felipão porque ele é péssimo técnico, como todos os demais técnicos brasileiros.  Os técnicos brasileiros não fazem como o Joachim Löw, que está preparando sua equipe para ser campeã faz uma década. Os técnicos brasileiros somente preparam o time para a próxima partida. Eles não têm garantia nenhuma que continuarão no cargo após a próxima partida. Isso porque os brasileiros somos péssimos desportistas. Na cabeça muidinha dos dirigentes e jornalistas, o Brasil tem obrigação de ganhar todas as competições das quais participa. É imperdoável não ganhar. É irrelevante estar entre as melhores e encabeçar o ranking da FIFA de copas do mundo se não ganhou a de 2014. E povo brasileiro, excetuadas as honrosas exceções, acreditam nessas bestas quadradas.
Pois bem! Agora, todo mundo quer a cabeça do Felipão porque ele é péssimo técnico e ganha cerca de 800 mil reais por mês. Já que a CBF vai começar tudo de novo, nossa sugestão é que contrate o Felipão, com garantia de manter-se no cargo por mais 4 anos, independente dos resultados, para que ele possa fazer um planejamento de longo prazo, como o Joachim Löw, e tenha chance de ganhar a Copa de 2018, na Rússia, ou o Zé Guarda. Zé Guarda é melhor técnico do que o Felipão. Ele treina a mesma equipe de dentes de leite há mais de 15 anos sem salário nenhum, não ganhou nenhum título, mas topa ser o técnico da Seleção Brasileira por um salário mínimo mais o vale transporte. E promete fazer igual ao Felipão. Não ganhar a Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário