sexta-feira, 18 de julho de 2014

Presidente da República cai de novo

Pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Datafolha e divulgada pela Rede Globo nesta quinta-feira, 17/07, demonstra que a popularidade da atual presidente da República e intenções de votos nela caiu mais um cadinho. Em contrapartida, as dos outros dois candidatos subiu um tiquinho. Os resultados indicam que haverá segundo turno e ambos os dois outros candidatos têm muita chance de crescer daqui até as eleições e faturar o mandato na repescagem.

Convém esclarecer que, a despeito da quantidade de candidatos inscritos, até o momento somente 3 estão na disputa. Os demais juntos perderiam até para os brancos e nulos. Ou seja, são peso morto e os candidatos que estão na disputa nem vão despender energia com eles.

Por outro lado, a Bolsa de Valores subiu hoje. Até as ações das estatais, incluindo a Petrobras, tiveram alta substancial. Isso vem ocorrendo a cada divulgação de pesquisa eleitoral: se a presidente fica bem na fita, as bolsas caem, se ela desaba, as bolsas sobem. E a desconfiança do empresariado é sinal de que as coisas não andam bem. Já foi comentado aqui que o padrinho da dentuça fez um excelente trabalho, governou com os empresários, que também são cidadãos, são eleitores e principalmente, patrões dos eleitos, gerando riqueza para distribuir para os pobres gastarem e movimentarem a economia. Com isso, deu continuidade às ações iniciadas no governo de 1990/1992, passando pelos de 1992/1994 e 1995/2003. Nesse período, a inflação veio caindo e a economia crescendo até chegar ao atual governo, revertendo essa onda.

Para explicar direitinho os argumentos acima, o Oia News está preparando uma série de posts sobre os governos e a economia brasileira desde 1500, para a próxima semana. Portanto, teremos um recesso neste sábado e domingo, 19 e 20/07. Não é um recesso branco, como o do Congresso Nacional porque nós não receberemos nem um centavo pelos dias parados. Nem ficaremos parados, como os congressistas: iremos trabalhar muito para redigir nossos posts, o que demanda muita pesquisa. Deputado pode falar bobagem e até cometer crime que ninguém liga. Nós não.

Se quiser conferir se a gente está viajando, vá lá nos sites e confira.

Jornal Nacional. Disponível em <http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/07/jn-divulga-pesquisa-do-datafolha-de-intencao-de-voto-para-presidente.html>. Acesso em 18 jul. 2014.

Economia IG. Disponível em <http://economia.ig.com.br/mercados/2014-07-18/bolsa-sobe-239-impulsionada-por-estatais.html>. Acesso em 18 jul. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário