quarta-feira, 2 de julho de 2014

20 anos de Real. Cuidado!

Ontem o Real fez 20 aninhos, mas o Oia News não queria tocar no assunto para não parecer campanha para o candidato do partido do pai do Plano e de seus idealizadores. Em vigor desde o dia 1.º de julho de 1994, a moeda atualmente em vigor fez parte de um plano lançado em 28 de fevereiro daquele ano, quando a inflação, só no primeiro semestre, totalizou 757%, com média de 43% ao mês, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O ex-presidente considerado Pai do Plano era o Ministro da Fazenda. O Plano, embora inspirado no economista inglês John Maynard Keynes, deu certo. Nos seis meses seguintes à sua implantação, a inflação caiu para 18,6%, com média de 2,9% ao mês.

Nesta madrugada do dia 2, no entanto, este redator assistiu a um programa da Globo News e ficou apavorado. Lembrou-se daqueles tempos em que o dinheiro não podia ficar parado meia hora. A grosso modo, se você entrasse num boteco e pedisse uma cachaça e um tira-gosto e não pagasse antes de degustar, corria o risco do numerário que tivesse no bolso não ser suficiente para pagar a conta, no final. Se a inflação do 1.º semestre de 1994 chegou a 757%, nesses vinte anos subsequentes totalizou cerca de 369%.

O problema é que, agora, já está em torno de 6% ao ano. Da implantação do Real até o governo passado, a inflação vinha caindo, chegando a 4,3 no penúltimo ano do governo anterior. De 2010 para cá, parou de cair. É até compreensível que nos dois governos anteriores, o do Pai do Real e o do seu sucessor, ela fosse mais alta. O primeiro pegou um burro bravo e começou a amansar; o segundo, pegou um burro meio manso e começou a adestrar. Mas não dá para compreender como um governo recebe uma herança dessas e deixa o burro empacar. O perigo é ele começar a dar marcha à ré, e a inflação montar no lombo dele e sair em disparada, de novo.

(Perdoem! A gente prometeu não citar nomes de pessoas que não sejam acima de qualquer suspeita. Para manter nossa palavra, o texto às vezes fica meio enjoado.)

Com informações de:

Globo News. Não sabemos se está disponível em algum lugar, mas foi um programa apresentado na madrugada do dia 2 de julho e a gente estava meio sonolento para se lembrar o nome e o horário.

Carta Capital. Disponível em <http://www.cartacapital.com.br/economia/20-anos-depois-quem-sao-os-donos-do-plano-real-407.html>. Acesso em 2 jul. 2014.

Exame.com. Disponível em <http://exame.abril.com.br/economia/noticias/plano-real-que-acabou-com-hiperinflacao-completa-20-anos>. Acesso em 2 jul. 2014.

E as lembranças de quem viveu aquela época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário