terça-feira, 8 de julho de 2014

A realidade virtual cada vez mais real

Desta vez, as Organizações Tabajara, entidade do Casseta e Planeta que inventava as maiores maravilhas, ficaram para trás. Um moleque de 21 anos, Palmer Luckey, desenvolveu uns óculos que prometem resolver todos os problemas dos habitantes do planeta. Aos 18 anos, em vez de ir a festinhas e azarar as garotas, ia para a garagem da casa dos pais, em Long Beach, na California (USA). Três anos depois, saiu de lá com um trambolho parecido com uma máscara de mergulho, mistura de um sistema estereoscópico 3D, 360 graus de visibilidade, som surrounding diretamente conectado aos ouvidos, e um software que atinge diretamente seu córtex cerebral.

Oculus Rift (Foto: Divulgação)

Segundo a revista PEGN, a invenção de Luckey é capaz de criar uma realidade tão real que a sensação é de estar mesmo onde os óculos sugerem, e não onde se está realmente. "Você pode estar deitado numa praia, com um sol escaldante na cabeça. Mas se estiver usando o Oculus, poderá viver uma experiência 'real' de estar esquiando no inverno suíço. Você sentirá frio e a sensação de estar encasacado, com o vento a lhe castigar os ossos".

Para o criador do Facebook e comprador dessa belezura pela bagatela de 2 bilhões de dólares, Mark Zuckerberg, com o Oculus "é como ir além da ideia de imersão e alcançar uma verdadeira presença humana, de cada indivíduo, num mundo virtual.

A invenção coloca em alerta os psicólogos, psiquiatras, psicoterapeutas e outros psicoqualquercoisa. Em vez de uma consulta, basta colocar os óculos e realizar todos os sonhos. Além disso, dizem as más línguas que Zuckerberg já enviou seus representantes comerciais aos países do terceiro mundo. Mais do que um aparelho para incrementar jogos eletrônicos, os Oculus Rift poderão resolver o problema da pobreza no mundo. Basta cada governo criar o bolsa Oculus que ninguém mais vai ser pobre. Cada indigente vai curtir sua miséria real vivendo na opulência, no mundo virtual.

Com informações de:

PEGN. Disponível em <http://revistapegn.globo.com/Colunistas/Jack-London/noticia/2014/06/o-mundo-real-vai-acabar-em-2015.html>. Acesso em 8 jul 2014


Olhar Digital. Disponível em <http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/41032/41032>. Acesso em 8 jul 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário