O Governo do Distrito Federal inaugura nesta quarta-feira, 28 de maio, um programa de mobilidade urbana por meio do compartilhamento de bicicletas. O caboco se inscreve e tem direito a usar a bicicleta uma hora por dia. As horas excedentes serão cobradas a 5 mirréis por cada (hora, naturalmente). É só chegar ao bicicletário discar um número e pegar a magrela e, provavelmente, devolvê-la, posteriormente. O programa já existe em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Porto Alegre e Paris.
Sem pretender gorar a iniciativa, na Capital Federal o sucesso pode ser mixuruca, por conta das muitas vias de trânsito rápido, poucos cruzamentos e a distância entre as áreas residenciais e o local de trabalho dos bikeiros. Quem nunca se aventurou pelas vias da cidade, não imagina a emoção que é pedalar ao lado de veículos a pelo menos 80 km/h, que não dão seta, transitam pelo lado esquerdo e cujos mautoristas frequentemente estão ao telefone.
Maiores informações poderão ser obtidas no site da Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal, disponível em <http://www.governo.df.gov.br/noticias/item/2621-bras%C3%ADlia-ganha-projeto-de-compartilhamento-de-bicicletas-p%C3%BAblicas.html>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário