quinta-feira, 8 de maio de 2014

Presidente do Senado promete dar início à CPMI da Petrobrás

Presidente do Senado solicitou aos líderes partidários, nesta quarta-feira, 8 de maio, os nomes para integrarem a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar denúncias de desmandos na Petrobrás. A Estatal, que é administrada pelo Governo, foi acusada de superfaturamento, evasão de divisas e pagamento de propinas. A Petrobrás se defende sob o argumento de não ter cometido nenhum ato censurável. Se houve algum desvio de conduta foi de seus administradores, especialmente a Ex-Presidente do Conselho de Administração, atual Presidente da República.

Investigações do Tribunal de Contas da União (TCU), Polícia Federal (PF) e Ministério Público (MPU) encontraram vestígios altamente suspeitos na aquisição de 50% de uma refinaria de petróleo em Pasadena, Texas, USA, em 2006, por US$ 360 milhões. Dois anos depois, executivos daquela empresa de Petróleo não quiseram vender sua participação ao sócio, ao contrário, compraram a outra metade, elevando o custo da operação para 1,3 bilhão de dólares. As autoridades do TCU, PF e MPU estranharam o fato da dita refinaria ter sido comprada pela bagatela de 42,5 milhões de dólares um ano antes da aquisição pelos executivos da Petrobrás.

Também causou estranhamento a obra da refinaria Abreu e Lima, no Pernambuco, estimada em 2 bilhões de dólares e subindo para 18 bilhões, além de suspeita de recebimento de propinas por parte de funcionários da Petrobrás.

O pedido de instalação da CPI pela oposição suscitou uma dúvida nos congressistas ligados ao governo. Acostumados a todo o tipo de falcatrua, nem haviam reparado que a suposta formação de cartel e corrupção de autoridades nas linhas de trens dos metrôs de São Paulo e Distrito Federal, em governos passados, poderia ser algo irregular. Em entrevista à nossa correspondente Ling Arruda, ficaram surpresos com essa afirmativa e entraram com pedido de instalação de outra CPMI, para apurar esses fatos, caso "sejam mesmo ilegais".

Em resposta, a oposição não deu resposta. O Oia News vai apurar se foi por terem engolido em seco ou se realmente acham que não houve nada de mais receber um comissãozinha das empresas ganhadoras das licitações.

Com informações de:

G1. Disponível em <http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/05/pt-protocola-pedido-de-cpi-mista-para-investigar-metro-de-sp-e-df.html> e <http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2014/04/entenda-denuncias-envolvendo-petrobras.html>. Acesso em 7 maio 2014.

Estadão. Disponível em <http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,renan-autoriza-criacao-de-cpmi-para-investigar-cartel-de-trens,1163631,0.htm>. Acesso em 8 maio 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário