segunda-feira, 12 de maio de 2014

Zagueiro do Milan confirma Oia News

Mais um episódio envolvendo torcidas comprovam afirmação do Oia News de que dar a volta por cima é mais eficiente do que se fazer de vítima. Desta vez o contemplado foi o zagueiro do Milan, Kévin Constant. Durante partida entre Atalanta e Milan pelo campeonato italiano, torcedores atiraram algumas bananas no campo, perto do jogador francês de origem guineana. Em vez de fazer como o Daniel Alves, o atleta aceitou a provocação e foi se lamentar no ombro do árbitro da partida. Com isso, seu time perdeu por 2 x 1.

No post do último dia 3 de maio, este blog já advertia os ingênuos que atirar banana em jogador afrodescendente de pele escura, antes de constituir ato de racismo, é uma atitude como diversas outras praticadas pela torcida para desestabilizar o time adversário. Como exemplos, citam-se os buzinaços e fogos de artifício próximo ao hotel onde o adversário tenta dormir, gestos de ameaça aos árbitros e jogadores adversários, durante a partida, "homenagens" às progenitoras dessas pessoas. Naquele post, acrescentava que isso ocorre
em qualquer campo: do mais luxuoso ao mais modesto cercadinho na periferia das mais pequenas vilas. É estranho o juiz não colocar na súmula que sua progenitora tivera sua honra colocada em dúvida por toda a torcida de determinado time. Nunca li uma notícia condenando os torcedores que o chamaram, ou a algum jogador da equipe adversária, de "viado". Nunca conheci nenhum processo pleiteando indenização por danos morais pelas ofensas que as torcidas dirigem aos árbitros, dirigentes e jogadores em campo. Qual a diferença entre chamar a honrada mãe de um profissional de puta ou o próprio profissional de alguma outra coisa?
Desta vez, deu certo. Em vez de ignorar a pressão da torcida e concentrar-se no jogo, como fizera o Daniel Alves levando seu time à vitória, os bestalhões foram se lamentar. Isso desestabilizou a equipe já bastante prejudicada por sua própria incompetência e com péssima atuação no campeonato e provocou mais acréscimos à partida, permitindo ao Atalanta o gol da vitória aos 50 minutos do segundo tempo.

Afortunadamente, o episódio demonstra que não é só aqui no Brasil que acontecem essas coisas. Pois novamente aconteceu num país do primeiro mundo, altamente desenvolvido, onde o ex-Primeiro Ministro cumpre pena, como alguns políticos brasileiros, e exportou a Máfia, do mesmo modo como o Brasil exporta jogadores de futebol, ou seja, um país mais que perfeito. Comprova também que quem se faz de vítima se torna vítima de si mesmo. Parabéns ao Daniel Alves, ao Rui Barbosa, o Águia de Haia, ao Pelé e a todos que não se deixaram envolver pela provocação e ergueram a cabeça, alcançando o sucesso. Uma banana para o Kevin Constant, pros outros jogadores e comissão técnica do Milan.

Foto Guilherme Felipe/Oia News

Com informações de:

Globo. Disponível em <http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-italiano/noticia/2014/05/em-meio-crise-milan-perde-e-nao-vai-disputar-competicoes-continentais.html>. Acesso em 12 maio 2014.

Folha/Uol. Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2014/05/1452763-torcida-joga-banana-no-gramado-durante-jogo-do-milan-contra-atalanta.shtml>. Acesso em 12 maio 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário