domingo, 4 de maio de 2014

Entendendo a lei das biografias (parte 1)

Os meios artísticos, acadêmicos e leigos aguardam a apreciação do Projeto de Lei da Câmara (PL) n.º 393/2011, que trata da alteração do Código Civil para insinuar que fica autorizada a publicação de biografias não autorizadas pelo biografado. A votação foi adiada, na terça-feira, 29/4, mas está em regime de urgência, portanto, não ficará de molho como o PL que atualiza a Lei de Licitações, que é de menor relevância porque o Roberto Carlos, Caetano, Chico, Gil e outros deuses não se preocuparam com ele. O Oia News oferece aos leitores uma série de posts explicando onde o Congresso Nacional está se metendo. Nesse primeiro, esclareceremos o que é uma biografia.

A palavra biografia vem dos termos gregos bios, que significa "vida" e graphein, que significa "grafar", ou "escrever". Embora não seja do inglês, deve ser lido de trás para frente, ou seja, em vez de vida da escrita, leia-se escrita da vida. É a descrição da trajetória de vida de um ser vivente. Arquibancadamente (1), somente se escrevem biografias de seres viventes da raça humana.

Biografias podem ser escritas antes, durante ou depois da vida do indivíduo. Antes do candidato nascer, pode haver interesse de algum vidente, médium ou especulador em antecipar-se à fama do escolhido. Depois de nascer, geralmente se espera o candidato tornar-se adulto ou ir desta para a melhor.

Escrevem-se biografias de todo tipo de gente, tanto desconhecida como frequentadora da mídia e dos periódicos sensacionalistas. Familiares redigem biografias de seus antepassados para os demais familiares conhecerem sua história de vida, que tem origem na de seus antepassados, no caso, a pessoa biografada. Esse tipo desperta pouco interesse, por se tratar de mera puxação de saco, geralmente de uma falecida (2), e raramente menciona as merdas que a pessoa fez durante sua existência, para não envergonhar sua ascendência. As biografias de figuronas despertam muito interesse, notadamente no que se refere aos escândalos e outros episódios que o biografado não gostaria que fosse de conhecimento público.

São classificadas em biografias, autobiografias ou autobiografias de terceiro. Biografia é trabalho de pesquisa, elaborado por pesquisadora ou jornalista (2), no intuito de trazer ao público aspectos relevantes da vida de pessoas notáveis e que podem trazer algum proveito para a humanidade. Também escrevem biografias jornalistas de periódicos sensacionalistas, também conhecidos como fofoqueiros, com interesse de faturar às custas da expiação pública de alguma figurona (2), Autobiografia é escrita pelo próprio biografado, antecipando-se aos biografistas, para ressaltar aspectos relevantes para o interessado e já desfazendo os equívocos que serão ressaltados pelos biografistas e fofoqueiros. Autobiografia de terceiro é redigido por um ghost writer. Ghost writer é o nome que se dá a um escritor sem criatividade. Como não consegue escrever os próprios textos, o faz para e em nome de outra pessoa.

Amanhã, traremos os aspectos jurídicos, constitucionais, legais e projetais sobre o assunto. NÃO PERCA!


(1) lembrando sempre que a FIFA extinguiu a geral, portanto, o termo geralmente tornou-se anacrônico.

(2) Para não melindrar as mulheres do sexo feminino, usarei como substantivo a palavra pessoa. Assim, não precisarei ficar escrevendo o(a). Mas a "pessoa" ficará escondida no texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário