sexta-feira, 20 de junho de 2014

Diário de Viagem: Buenos Aires 4.ª parte

Não conhecemos competição mais zebrosa que a Copa do Mundo de Futebol. Os azarões costarriquenhos estão classificados em 1.º  lugar no Grupo D, após derrotarem Uruguai e Itália. Foram os primeiros a passar para a próxima fase. Quem diria! Culpa da FIFA, que deixa qualquer um participar. Agora, ingleses vão para casa, após cumprirem tabela contra a própria Costa Rica, fazendo companhia à poderosíssima Espanha. Itália e Uruguai que se virem para se classificar. A torcida, por aqui, é pelo Uruguai. Vai entender...

Enquanto isso, lá em BH, o clima já melhorou na Cidade do Galo. Consequentemente, já melhorou aqui também, embora a temperatura continue baixa. O entrenador Sabella decidiu atender os conselhos de Messi e jura que esse pequeno grande jogador terá companhia no campo adversário. Vai entrar com um 4-3-3. Mas Sabella se saiu bem. Disse que sempre conversa com os jogadores e que "No me molestó lo que dijo Messi porque lo hizo con respeto".

Interessante a opinião dos argentinos. Torcem para a seleção de seu país. Mas à pergunta: quem irá para a final, não titubeiam em apostar em Alemanha e Holanda. Não fiz os cálculos para saber se esse confronto é possível, mas é a opinião da maioria de los hermanos com quem conversei. Até o âncora de um noticiário matinal da TV Pública afirmou que seu coração torce para a Argentina, mas não viu futebol suficiente para aspirar a algo. Entretanto, o mundo torce por uma final entre Brasil e Argentina. Vai entender...

Também deixaram a impressão de Messi ser mais ídolo fora do seu país. A opinião predominante é de que o baixinho "de la mano de dios" tinha garra, o que falta ao atual melhor do mundo. À propósito, dá para acreditar que os argentinos acreditam mesmo que o baixinho "de la mano de dios" é o melhor jogador de futebol de todos os tempos? Certamente, não assistiram aos jogos do Pelé em todas as equipes nas quais atuou.

Fora do futebol, os argentinos andam às turras com os estadunidenses. Como a gente veio aqui para saber de futebol, não sabemos dizer o que o país hegemônico no mundo fez que para atiçar essa ira. Mas alguma atitude deles impedirá a Argentina de pagar a parcela de la deuda externa que vence no próximo dia 30. Com isso, várias manifestações estão acontecendo. Hoje, durante o almoço, passou uma carreata em frente ao restaurante, que tirou metade dos comensais de suas mesas para apoiar a manifestação. Estão aí as fotos.

O povo largou o prato e veio para a rua apoiar a manifestação contra ingleses e estadunidenses. (Foto Luis Guieiro/Oia News)
A van explica o motivo da carreata. (Foto Luis Guieiro/Oia News)
A simpatia dos argentinos é espantosa. Hoje fomos abordados por um hermano portando um crachá e trajando um jaleco bastante parecido com um uniforme. Muito solícito, prestou informações importantes de onde assistir aos jogos junto com o povo, para sentir as verdadeiras emoções que viemos buscar para transmitir aos nossos leitores. Elogiou muitíssimo o Brasil e os brasileiros e garantiu que essa copa e nossa. Chamou os argentinos de arrogantes e mais um monte de coisas elogiosas ao nosso país e ao nosso povo. Na despedida, pediu uma doação para sua entidade. 

Estamos tendo algumas dificuldades aqui:

1- É necessário escolher entre apreciar a arquitetura e pisar em cocô de cachorro ou sair com os sapatos limpos e deixar de apreciar a paisagem. Até os caninos abandonados nas ruas da cidade são bonitos. Mas tanto eles como os abastados têm uma predileção toda especial por defecar nas calçadas (eu escrevi foi cagar, mas a revisora mudou, para não ficar feio). Dá até a impressão que o fazem e ficam apostando uns com os outros quem será o primeiro a pisar.

2 - Los hermanos são gente boa. Uma prosa com um argentino é algo bastante prazeroso, se você for muito bom no castelhano. Eles não fazem nenhuma questão de falar ou entender o português, o que redunda em grande prejuízo para quem anda com a economia bastante econômica. No almoço de ontem, para decifrarmos o que estava escrito no menu, somente conversando em inglês. Não compreendemos o nome de um ingrediente e não havia um filho de deus que falasse português no estabelecimento. Azar o deles, hoje demos preferência a outro restaurante.

3 - Nem sempre temos local apropriado para redigir nossos posts. Assim, aproveitamos qualquer intervalo para digitar qualquer coisa com um dedo só, no smartphone. Abaixo, nossa redação, na cerca do Jardim Botânico, em frente ao Zoológico de Buenos Aires, enquanto descansávamos de uma longa caminhada em busca de informações relevantes para este blog. O Argentino ao lado confere se não vem nenhum suspeito de interessar-se em levar o aparelho.


Com informações de:

Todo Notícias. Disponível em <http://tn.com.ar/>. Acesso em 20 jun. 2014.

TV Pública. Disponível em <http://www.tvpublica.com.ar/>. Acesso em 20 jun. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário