domingo, 8 de junho de 2014

USP produz cachaça melhor que uísque e conhaque

Cachaça envelhecida no Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN), da Escola 
Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, alcançou qualidade superior a de destilados como uísque e conhaque. O estudo foi realizado por Aline Marques Bortoletto, doutoranda em Ciências e Tecnologia de Alimentos. O produto ficou envelhecendo durante 18 meses nos tonéis do Laboratório de Tecnologia e Qualidade de Bebidas (LTQB) e as análises revelaram que a cachaça pesquisada atingiu a qualidade já mencionada acima.

Todo mundo sabe, inclusive a pesquisadora, que cachaça, uísque e conhaque são bebidas diferentes. Entretanto, todos os processos pelos quais a tal cachaça passou são semelhantes aos da produção daquelas outras bebidas. Além disso, foram utilizados parâmetros que definem a qualidade das bebidas. De modo que, realmente, ficou comprovado que é possível fazer cachaça melhor que outras bebidas consideradas erroneamente como mais nobres.

Foto: Agênica USP de Notícias
Segundo nosso pitaqueiro em assuntos etílicos e especialista em halterocopismo, os estrangeiros estão colocando em dúvida a pesquisa e exigirão que a doutoranda e seu orientador passem pelo teste do bafômetro. Mas, por via de dúvidas, continuará preferindo a bebida genuinamente nacional aos importados, muitos batizados durante o percurso entre a região produtora, nas estranjas, e os botecos brasileiros.

Ah! O laboratório de Tecnologia e Qualidade Química de Bebidas (LTQB) do LAN promoverá um treinamento em Garantia de Qualidade em Cachaça. O evento será voltado a produtores e profissionais interessados em atingir a qualidade e a melhoria contínua da cachaça. Fiquem atentos, alambiqueiros pátrios. Não percam essa oportunidade de melhorar a qualidade de seus produtos.

Para saber mais, vá em <http://www.usp.br/agen/?p=177085> e leia a matéria completa.

Com informações de:

Agência USP de Notícias. Disponível em <http://www.usp.br/agen/?p=177085>. Acesso em 5 maio 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário