segunda-feira, 9 de junho de 2014

Greve do Metrô de São Paulo continua

Metroviários de São Paulo decidem manter paralização mesmo depois do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) ter considerado a greve abusiva e do governo demitir 42 grevistas. No final da tarde desta segunda-feira, 9/6, outra reunião entre as partes deu em nada.

Ontem, o TRT considerou a greve abusiva, por ter desrespeitado liminar que obrigou o funcionamento do serviço em horário de pico e de 70% fora desse horário. O Presidente do Sindicato da categoria, Altino dos Prazeres, teve o prazer de dizer que os trabalhadores não acataram essa decisão por terem discordado dela. Os Desembargadores do TRT, por sua vez, disseram que nunca ouviram falar que se cumpre liminar só quando se concorda com ela, e autorizaram o Metrô a descontar na folha de pagamento dos grevistas os dias parados e tiraram a estabilidade dos trabalhadores.

Um dos grevistas, entrevistado pelo Oia News, garante que a liminar da justiça deixou uma lacuna. O horário do pico dele é diferente do horário de outros colegas, porque ele não toma pico no horário de trabalho, e do horário de pico do trânsito. A decisão da Justiça não esclarece esse ponto, daí a dificuldade de ser cumprida.

Enquanto isso, os turistas ficam na mão. Eles já chegaram e estão sem condições de circular pela cidade. Confrontando as lideranças dos metroviários, alegam ter vindo ao Brasil assistir à Copa do Mundo a convite do ex-presidente Luiz Inácio e que isso não são maneiras de se tratar os turistas. A situação ficou tensa quando um dos turistas afirmou que roupa suja se lava em casa e foi retrucado, pois os grevistas alegam estar em casa, portanto, podem lavar a roupa suja aqui mesmo.

Com informações de:

Portal EBC. Disponível em <http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2014/06/justica-considera-greve-do-metro-abusiva-e-manda-empregados-voltarem-ao>. Acesso em 9 jun. 2014.

Portal EBC. Disponível em <http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2014/06/populacao-de-sp-continua-sem-metro-e-manifestantes-protestam>. Acesso em 9 jun. 2014.

O Globo. Disponível em <http://oglobo.globo.com/brasil/termina-sem-acordo-mais-uma-reuniao-entre-metroviarios-governo-de-sp-12770448>. Acesso em 9 jun. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário