domingo, 22 de junho de 2014

Diário de Viagem: Buenos Aires 5.ª parte

Depois do jogo com o Irã, o ânimo de los hermanos com a albiceleste parece ter reduzido mais um pouco. Acompanhando o jogo num telão instalado na Plaza San Martin, o que se pode ver foram los hinchas torcendo com o coração: deixaram a razão em casa para não atrapalhar. Esperávamos mais entusiasmo. Para um jogo da Copa do Mundo, o pessoal estava muito comportado, comparando com brasileiros assistindo a um jogo da Seleção Brasileira, e o comportamento da torcida argentina, no Brasil.

A Plaza San Martin se preparou para receber os torcedores (Foto Oia News)

Que se comprimiam para assistir ao jogo (Foto Oia News)


O que dizem os periódicos


O Todo Notícias estampou "Solo un golazo de Messi salvó la ropa de una pobre Argentina". Foi um gol para lavar a roupa, porém o conceito não muda: Argentina jogou mal, decididamente mal (grifo no original). E terá que melhorar muito se quer ter aspirações sérias no Mundial.



O Telam saiu com essa: "Entonces Messi frotó la lámpara" ("Então Messi esfregou a lâmpada, numa alusão ao jovem Aladim" [quem não conhece a história que leia Aladim e a lâmpada mágica]). Com esse gol extraordinário, o segundo nesta Copa do Mundo e o número 40 na seleção nacional, "La Pulga" selou a passagem às oitavas de final da equipe de Alejandro Sabella, que vai de mal a pior, mas que voltou a deixar dúvida pelo pobre nível futebolístico exibido.



El Clarín: Con un golazo de Messi, Argentina clasificó a octavos. La Pulga puso el 1-0 en el final del partido y selló una victoria inmerecida (grifei) ante Irán.



El PaisMessi disimula la miseria. O atacante meteu um gol de fora da área aos 91 minutos para aliviar o sofrimento da Argentina, diante  do esforçado Irã. Messi marcou aos 91 minutos e calou, sob um manto de entusiasmo, as penúrias que ameaçavam a Argentina. O gol, quando a partida terminava e a torcida se desesperava em um silêncio estremecedor, servirá para classificar a equipe e somar horas na competição. Porém, os sintomas deste candidato ao título são péssimos. Tão maus que é difícil considerá-lo um aspirante sério.



Enquanto o clima na Cidade do Galo, onde os argentinos treinam, aparentemente retornou à paz, o Presidente da AFA - Asociación del Futbol Argentino, Julio Grondona, e o baixinho de la mano de dios andam às turras. Desde a Copa de 2010, quando Maradona dirigiu a seleção de seu país, ambos não se entendem. Ontem, depois do golaço de "el Pulga", Grondona disse que "o pé frio saiu e nós ganhamos". O dito cujo mandou a resposta em seu programa diário De Zursa, produzido pela TV venezuelana e transmitido pela TV Pública argentina: "Quiero decirle a Grondona que lo que tengo puesto me lo gané trabajando y él se lo ganó con la FIFA". E fez aquele gesto característico, com o dedo médio em riste e os demais curvados, em frente às câmeras.





Pode parecer preocupante para brasileiros. Um argentino nos disse que suas preocupações são grandes quando os brasileiros estão descrentes com a seleção canarinho e, ao contrário, tranquilizam-se quando estamos confiantes. Será que está ocorrendo o mesmo por aqui? Se for isso, ambas estão se mostrando fortemente candidatas ao título: nem nós nem eles estão acreditando muito em nossas equipes.

Com informações dos periódicos mencionados e mais:

El Clarín. Disponível em <http://mundial-brasil-2014.clarin.com/New-York-Times-pregunta-Argentina_0_1154885020.html. Acesso em 22 jun. 2014.

Telam. Disponível em <http://mundial.telam.com.ar/notas/201406/68248-maradona-lo-que-tengo-puesto-me-lo-gane-trabajando-el-con-la-fifa.html>. Acesso em 22 jun. 2014.

Todo Notícias. Disponível em <http://tn.com.ar/deportes/esencial/sabella-teniendo-a-messi-todo-es-posible_508055>. Acesso em 22 jun. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário