domingo, 22 de junho de 2014

Diário de Viagem: Buenos Aires 6.ª parte

Parece que ter o melhor jogador de futebol do mundo e o mais bonito não tem trazido muita vantagem à Seleção Portuguesa. Lamentavelmente, é um esporte coletivo. Se os lusitanos tivessem uma equipe, em vez de um jogador...

A transmissão do futebol no Brasil, com um narrador, um comentarista de futebol e um comentarista de arbitragem é muito boa.

Voltando à Argentina, Buenos Aires é uma cidade repleta de atrativos. Zoológico (aliás, dois: um muito bom em Buenos Aires, e outro, maravilhoso, a cerca de uma hora da Capital Portenha), Jardim Japonês, Planetário Galileo Galilei, igrejas de todos os tipos e tamanhos e até o Cementerio de Recoleta, com suas lápides exuberantes onde repousam pessoas mundialmente conhecidas. Muitos prédios e monumentos testemunhando um passado de opulência e glórias.

Los hermanos são gente muito boa. Há muitas feiras interessantes e um comércio movimentadíssimo. Entretanto, admira que, com a crise financeira assolando o país e a quantidade de brasileiros circulando pelas ruas de Buenos Aires, los hermanos não se esforcem nem um pouquinho para arranhar um portunhol e tomar mais dinheiro dos bolsos de nossos compatriotas. Não têm nenhum constrangimento em dizer que não entendem português. E devem repetir isso centenas de vezes por dia. Parece que aqui tem mais brasileiros querendo gastar do que argentinos a fim de ficar com esses milhares de reais a fim de trocar de bolsos. Mas não se enganem. Os preços não são atrativos.

A Calle Defensa tem quilômetros de feira, iniciando na Plaza de Mayo e terminando depois do Mercado de San Telmo. Artesanato, roupas, calçados, algum brechó e muita antiguidade. (Foto Oia News)


O Caminito é lindo. Pena que os dançarinos de tango e empregados dos restaurantes sejam tão inconvenientes. É um saco andar por ali e a todo momento alguém se oferecer para tirar fotos ou convidar para um ou outro restaurante.

Caminito. (Foto Oia News)

Dançarinos de tango, por toda a parte, se oferecem para tirar fotos. (Foto Oia News)
Com as bênçãos do Papa. (Foto Oia News)
A diversão é garantida. Várias opções: city tour, passeio de barco ao Delta do Tigre etc. etc.

Além do tradicional busum, você pode optar por um citytour numa belezura dessas. (Foto Oia News) 

Ou essas aí. (Foto Oia News)

Tem ainda o passeio de charrete. (Foto Oia News)
Mas pode pegar um folhetinho desses e fazer contato. (Foto Oia News)

São colados em qualquer lugar fácil de ser destacado. (Foto Oia News)


E o container tem três utilidades. (Foto Oia News)

Hoje, no restaurante La Vieja Rotiseria de Nonno Bachicha lotado, veio um ingrediente na conta que nós nunca havíamos visto na vida: cubierta para 3, 42 pesos. Ou seja 14 pesos por pessoa. E o garçon advertiu que não estavam incluídos os 10% dele. Perguntado, o caixa mostrou que está prevista no cardápio a cobrança e esclareceu que se trata do estabelecimento. É algo como cobrar ingresso, só que não é para entrar, é para sair do restaurante. Dá para acreditar?! 

Olha a folga! (Foto Oia News)

2 comentários:

  1. Que frustrante, eles deviam avisar na entrada (e não no menu) que era proibido sair do restaurante, ficando sujeito a multa...
    Outra coisa, ficou no ar a decepção com a transmissão dos jogos, mas queria saber como é na tv daí!
    Estou me divertindo com as notícias porteñas, adelante!!!

    ResponderExcluir
  2. Faremos um post sobre a transmissão televisiva.
    bejitos

    ResponderExcluir